Comissão da Assembleia Legislativa recebe secretário estadual de Agricultura


01/07/2020 13:59 | Atividades Econômicas | Karina Freitas - Foto : Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Atividades Econômicas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges preside a comissão em ambiente virtual  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gustavo Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conte Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Atividades Econômicas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Atividades Econômicas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Atividades Econômicas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário Gustavo Diniz Junqueira exibiu dados e ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em reunião da Comissão de Atividades Econômicas realizada nesta quarta-feira (1/7), em ambiente virtual, e presidida pelo deputado Itamar Borges (MDB).

Em apresentação para os parlamentares, Junqueira afirmou que o setor não parou durante a pandemia da Covid-19 por tratar-se de um serviço essencial, conseguindo um valor recorde nas exportações entre os meses de abril e maio, totalizando quase US$ 11 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões).

"O produtor brasileiro está vendendo a soja com um preço mais alto historicamente, em reais. O cliente chinês está comprando a soja com um dos valores mais baixos, em dólar, e o preço do frete tem favorecido a logística dessa operação. Ou seja, todos estão satisfeitos e o mercado está fluindo", justificou.

Pequeno produtor

O deputado Paulo Fiorilo (PT) colocou em pauta a situação dos pequenos produtores. "Diante da crise, quais são as ações voltadas aos produtores familiares para que não percam a produtividade e renda? ", questionou.

O secretário afirmou que existe um plano de apoio ao pequeno produtor e citou o "Mais Gestão Mais Renda", que tem parceria com várias instituições do agro paulista, com o objetivo de ajudar a categoria a crescer. "Queremos levar atenção direta a esses produtores e à maneira como eles operam o dia a dia e como eles podem ficar mais fortes", explicou.

Além dos já citados participaram da reunião as deputadas e os deputados Alexandre Pereira, Carla Morando, Carlão Pignatari, Conte Lopes e Sergio Victor.

alesp