Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia e ex-deputado estadual, morre vítima da Covid-19
Internado há dois meses na capital paulista para tratar de complicações causadas pela Covid-19, o ex-deputado estadual e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PSD), de 65 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (1º/4).
Os parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo, que estavam em sessão extraordinária realizada virtualmente, pediram um minuto de silêncio em homenagem ao político.
A homenagem também foi feita em decorrência da morte do ex-prefeito de Ipaussu e pai do deputado paulista Ricardo Madalena (PL), Mário Augusto Madalena, registrada nesta semana.
Perugini foi deputado estadual durante a 18ª legislatura e tomou posse em 2015. Ele foi eleito com 94.174 votos, sendo o quinto mais votado entre os parlamentares do Partido dos Trabalhadores eleitos naquele ano.
Natural de Jacutinga (MG), Angelo Perugini foi professor da rede estadual de ensino e atuou, ao longo da sua carreira, ao lado de movimentos populares, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Em 1988, foi eleito vereador por Sumaré. Naquele ano, tinha início o processo de emancipação do então distrito de Hortolândia. Sua atuação como vereador e líder popular contribuiu para a emancipação da cidade, em 19 de maio de 1991.
No ano seguinte, 1992, disputou a primeira eleição para prefeito. Quatro anos depois, foi eleito vice-prefeito de Hortolândia. Sua chegada ao Executivo da cidade se deu em 2004, com 65% dos votos. Em 2008, foi reeleito.
Ao chegar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o político atuou em favor de diversos temas, com destaque para a educação em tempo integral, saneamento e tratamento de resíduos sólidos, mobilidade urbana com foco no transporte ferroviário e valorização do regionalismo no Estado.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações