Conselho de Ética e Decoro Parlamentar elege presidente e vice-presidente

Eleitos comandarão o grupo durante os próximos dois anos
17/06/2021 11:13 | Ética e Decoro Parlamentar | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary eleita presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reelegeu, na manhã desta quinta-feira (17/6), a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) para a presidência do colegiado. A vice-presidência ficará a cargo do deputado Barros Munhoz (PSB). Os parlamentares foram escolhidos de maneira unânime pelo grupo e comandarão o conselho até o final desta legislatura.

Natural de Santos, Maria Lúcia Amary é professora e advogada com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP. Ela está em seu quinto mandato na Alesp.

A parlamentar agradeceu aos pares pela confiança na recondução à presidência, exaltou o papel desempenhado pelo conselho na Alesp e falou sobre a expectativa para o próximo biênio.

"Queremos trabalhar com muita seriedade, sem nenhum tipo de viés, para que possamos continuar mantendo a imagem do Conselho de Ética como uma comissão que age com justiça, respeitando as diferenças ideológicas, mas se atendo unicamente a questão de justiça e assim retornar o respeito na nossa Assembleia. Que nós possamos ser instrumento de diálogo e pacificação, a modo que a incontinência verbal possa ser mais contida", declarou.

Em análise semelhante, o deputado Barros Munhoz declarou estar disposto ao diálogo e enfatizou que "a Assembleia merece nosso empenho e dedicação".

O parlamentar é formado em Direito, e está exercendo seu sexto mandato na Assembleia Legislativa, Barros Munhoz já foi ministro da Agricultura e prefeito de Itapira, além de presidir o Parlamento paulista por 2 biênios.

O deputado Enio Tatto (PT) ressaltou a importância que o colegiado tem para zelar pela ordem na Alesp. "Espero que possamos nos reunir o mínimo possível. Mas, se precisar, tenho certeza que essa comissão não terá problema nenhum", afirmou.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem como objetivo zelar pela preservação da dignidade do mandato parlamentar, com base nas definições estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. O colegiado recebe denúncias feitas pelos parlamentares a respeito da conduta dos pares em possíveis quebras de decoro e analisa, julga e toma as medidas cabíveis para cada situação.

Além dos já citados, estiveram presentes no encontro as deputadas Erica Malunguinho (PSOL) e Marina Helou (Rede), e os deputados Adalberto Freitas (PSL), Wellington Moura (Republicanos) e Delegado Olim (PP).

alesp