Conselho julga advertência por quebra de decoro parlamentar


28/08/2019 17:30 | Conselho de Ética e Decoro Parlamentar | Ines Jordana - Fotos: Luiz Paulo Rossini

Compartilhar:

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary preside o conselho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emidio de Souza, Carlos Giannazi, Campos Machado, Maria Lúcia Amary, Alex de Madureira, Major Mecca e Erica Malunguinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emidio de Souza, Carlos Giannazi, Campos Machado, Maria Lúcia Amary, Alex de Madureira e Major Mecca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reuniu na quarta-feira (28/8) para dar andamento a processos de denúncias e representações por quebra de decoro parlamentar. Dos documentos em pauta, o conselho decidiu pelo recebimento de duas advertências verbais ao deputado Douglas Garcia (PSL), pelo discurso em tribuna a respeito de pessoas transexuais. Os processos são de autoria das deputadas Erica Malunguinho (PSOL) e Professora Bebel (PT). O encontro foi realizado no Auditório Teotônio Vilela.

"Demos hoje uma demonstração de democracia onde todos os partidos, independentemente das tendências e ideologias. E foi um julgamento com a visão de justiça", concluiu a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente dos trabalhos.

A deputada Erica Malunguinho agradece a postura do conselho e acrescentou: "A responsabilidade da fala de uma pessoa eleita pelo povo foi completamente quebrada quando ele naturaliza a violência que já acontece com a população transexual", disse.

Em resposta, o deputado Douglas Garcia se pronunciou: "Eu acredito que não houve respeito a questão da imunidade parlamentar. A gente precisa avaliar se de fato está tendo justiça."

O conselho avaliou sete processos. Destes, cinco foram julgados como improcedentes e acabaram arquivados. Além disso, os parlamentares também deram andamento à denúncia feita pelo deputado Teonílio Barba (PT) contra o deputado Arthur do Val (DEM).

Estiveram presentes os deputados Alex de Madureira, Campos Machado, Carlos Giannazi, Emidio de Souza, Estevam Galvão e Paulo Fiorilo.

alesp