Unidade da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo conta com a ajuda dos parlamentares

Deputados e deputadas repassam as ocorrências que chegam aos seus gabinetes para o posto de atendimento na instituição
06/08/2021 16:08 | Defensoria Pública | Lucas Martins - Foto: Marianna Bonaccini

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Defensoria Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Defensoria Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo abriga uma das unidades de atendimento da Defensoria Pública do Estado. Segundo o defensor responsável pela unidade, Carlos Isa, a maioria das ocorrências mensais que chegam é relacionada ao direito da família, à habitação, à saúde, à educação e à violência doméstica, que se tornou mais frequente durante a pandemia do Covid-19.

Carlos Isa contou que, em razão das medidas de prevenção, o atendimento presencial deu espaço para os atendimentos online realizados no site da instituição e também pelos encaminhamentos de ocorrências realizados pelos deputados da Casa. Com isso, o posto pôde seguir auxiliando a população.

"Eu tenho mantido um relacionamento muito profícuo com o pessoal da Defensoria. Dialoguei bastante com eles por conta de alguns dos meus projetos, principalmente os que envolvem adoção. Os defensores que trabalham na Casa sempre têm um trabalho muito sério e dedicado", disse a deputada Janaina Paschoal (PSL), que é uma das parlamentares que encaminham, frequentemente, casos para o posto da Defensoria Pública no Palácio 9 de Julho.

A deputada ainda ressaltou que orientar judicialmente não é dever dos parlamentares e, portanto, quem precisar dos serviços da Defensoria Pública deve entrar no site da instituição para averiguar se está apto a ser assistido.

A Defensoria Pública do Estado oferece orientação jurídica gratuita para pessoas cuja renda familiar é de até 3 salários mínimos. Por conta da pandemia, a instituição tem atendido exclusivamente pela internet. O agendamento de atendimentos pode ser feito através da DEFI (assistente virtual da Defensoria) ou do telefone 0800 7734340. As ligações são gratuitas e podem ser feitas diariamente entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira.

alesp