Empreendedorismo feminino é discutido em Fórum Nacional de Lideranças realizado na Alesp
06/12/2021 19:30 | Fórum Nacional | Daniele Oliveira - Foto Larissa Navarro
Evento na Alesp reuniu mulheres no Fórum Nacional Lideranças Femininas nesta segunda-feira (6/12), para debater a atuação feminina no setor do empreendedorismo.
O evento recebeu o apoio da deputada Dra Damaris Moura (PSDB) e foi elaborado pela Organização Brasileira das Mulheres Empresárias (OBME), que é uma instituição da Femmes Chefs D’entreprises Mondiales (FCEM), uma associação de mulheres empreendedora no mundo, criada na França, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor, atualmente no Brasil existem cerca de 30 milhões de mulheres atuando como empreendedoras, o que representa 48,7% do mercado no ramo.
A dirigente do encontro, a deputada Dra Damaris Moura explicou o motivo que levou a parceria com a instituição. "As pautas deste evento são coincidentes com as do nosso mandato que dá ênfase ao fortalecimento do empreendedorismo feminino como uma porta de saída para mulheres vítimas de violência. Eu vejo com muita satisfação este evento na Assembleia", disse.
Já a presidente da OBME, Lilian Schiavo, celebrou a cooperação com a Assembleia Legislativa para ampliar o alcance do debate em todo Estado.
"Para nós é uma honra ter essa Casa como porta-voz de todas nós mulheres, empresárias e empreendedoras. Nós consideramos que 2022 será um ano voltado para a economia verde, pois muitas profissões vão ser criadas e, para as mulheres, oportunidades maravilhosas vão surgir para que elas ocupem mais espaços, tanto na política quanto em cargos de liderança", comentou.
Durante o encontro, a coordenadora do Comitê de Educação e Sustentabilidade da OBME e presidente do Instituto Supereco, Andrée Rider, comentou sobre a atuação das organizações na promoção de soluções ecoambientais.
"A gente desenvolve um trabalho voltado para sustentabilidade e ‘ecoempreendedorismo’ de mulheres. O principal objetivo da nossa aliança comum é promover um pacto de transformação de vidas", disse.
A educação foi citada como peça fundamental para promover o desenvolvimento de novos empreendedores. Para a conselheira da OBME, María Cecilia Parasmo, é importante investir nas crianças desde cedo como prioridade nacional.
"Todo adulto é um produto da própria infância, portanto é necessário haver uma conscientização da população levando em conta os avanços da neurobiologia e da psicanálise para embasar a importância de investir na primeira infância", afirmou.
A reunião foi encerrada com uma fala da deputada Dra Damaris que concluiu que o ensino é fundamental para obter melhorias reais, tanto na área do empreendedorismo como de forma geral. "Encerramos convictos de que só a educação transforma realidades", afirmou.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições