Defensores públicos são homenageados em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Entrega do prêmio Justiça para Todos e Todas também homenageou servidores da instituição
07/12/2021 12:10 | Ato solene | Lucas Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem ">  Isadora Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Gruppi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Willian Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Prêmio "Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Clique para ver a imagem "> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ato solene realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta segunda-feira (06/12), foram entregues os prêmios Justiça para Todos e Todas - Josephina Bacariça da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O espaço para a realização do evento foi cedido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT).

O prêmio foi criado em 2008 para homenagear trabalhos notáveis realizados por defensores públicos, órgãos da Defensoria Pública e servidores, levando em conta a colaboração para a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, além da contribuição para redução de desigualdades e erradicação da pobreza.

O defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior, destacou a relação entre a Alesp e a Defensoria Pública do Estado. "É um histórico muito grande de parcerias entre a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, inclusive, a Defensoria Pública de São Paulo presta serviços com um posto existente aqui. O evento aqui hoje é um emblema dessa parceria muito saudável entre a Alesp e a Defensoria", disse.

William Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensoria Pública do Brasil, ao abrir a cerimônia, parabenizou os homenageados pelos trabalhos realizados. "A defensoria pública é tão criticada e o prêmio não anula essas críticas, mas vocês representam muito bem a Defensoria Pública e esse espírito que a representa", falou.

Saulo Dutra, vencedor do prêmio de defensor por conta de sua atuação durante e pós rebelião em presídio, e Covid-19 na região de Taubaté, comentou o seu trabalho realizado no sistema carcerário ao longo de 2021.

"Já são 10 anos que estou na execução penal e o sistema não se altera. É um local de violação e racismo, violência. Estamos no local mais rico da federação mas as prisões paulistas são iguais a todas as outras, superlotadas e em péssimas condições. Esse ano foi diferente porque eu me aproximei dos familiares e curiosamente foi bem produtivo. O contato foi bem próximo através das tecnologias que tínhamos e conseguimos alguns avanços", disse.

Também receberam o prêmio as servidoras Ana Clara Vieira Gabriel e Sabrina dos Santos Castelani, pela articulação para a construção da rede de apoio a familiares enlutados e sequelados pela Covid-19, o Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, por conta da garantia de vacinação para idosos e pessoas com deficiências institucionalizadas.

alesp