Comissão de Relações Internacionais da Alesp debate parcerias entre o Estado de São Paulo e a Espanha

Secretário-executivo de Relações Internacionais e cônsul-geral da Espanha em São Paulo participaram da reunião
11/05/2022 12:53 | Comissão de Relações Internacionais | Fernando Bocardo - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Affonso Massot<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Miguel Gómez de Aranda y Villén<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lucia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares que compõem a Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram nesta terça-feira (10) para discutir políticas de cooperação entre o Estado de São Paulo e a Espanha. Além dos deputados presentes, o encontro contou com a participação do secretário-executivo de Relações Internacionais do Estado, embaixador Affonso Massot, e do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén.

Entre os temas debatidos na reunião presidida pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), destacaram-se pautas envolvendo investimentos internacionais através de parcerias público-privada, propagação da cultura estrangeira e cuidados ambientais.

O embaixador Affonso Massot destacou que é prioridade do governador Rodrigo Garcia, descendente de espanhóis, fortalecer e aprofundar os vínculos econômicos do governo do Estado com parceiros internacionais. "A Secretaria de Relações Internacionais dedica sua atuação a promover encontros, eventos e protocolos de cooperação com outros países e através dessas iniciativas podemos conferir mais dinamismo na relação entre Brasil e Espanha", disse.

Além disso, Massot citou a importância do Programa Paulista de Parcerias Público-Privada e de concessões do governo, responsável por U$ 22 bilhões arrecadados para investimentos.

São Paulo possui tradição na imigração de espanhóis. Nos séculos 19 e 20, houve um grande fluxo migratório espanhol para o Brasil, representando o terceiro maior contingente que escolheu o país como segunda pátria, somente atrás de portugueses e italianos.

A cidade de Sorocaba é a terceira com maior núcleo espanhol do Estado, atrás da cidade de São Paulo e de Santos. A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), atuante na região, debateu sobre a inclusão de programas culturais em cidades do interior paulista, junto de programas de alianças diplomáticas.

"Aproximadamente 30% da população de Sorocaba é descendente de espanhóis. A tradição na região é bem forte e seria muito importante desenvolver políticas econômicas e culturais que fortaleçam essa relação", disse.

Dado o alto número de grandes empresas espanholas no Estado de São Paulo, a pauta ambiental também foi uma preocupação entre os parlamentares da comissão. Representantes de França e do Reino Unido aderiram ao Acordo Ambiental de São Paulo, iniciativa para redução de emissão de gases de efeito estufa e incentivo às ações de sustentabilidade. Na reunião, o representante do governo, embaixador Massot, apresentou o projeto ao cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, que elogiou a rigidez das normas ambientais estatais e se mostrou otimista quanto a alianças também no âmbito ambiental.

Aranda y Villén ainda colocou o Estado de São Paulo como o centro de investimentos espanhóis no Brasil e incentivou a propagação da cultura espanhola nas escolas. "É fundamental cooperar com a expansão cultural em São Paulo, a valorização da cultura através do aprendizado da língua nas unidades de ensino é um passo importante nesse quesito", disse o cônsul-geral.

O representante da Espanha finalizou a reunião agradecendo a atenção do governo do Estado com o fortalecimento dos laços econômicos, culturais e ambientais entre as nações.

Participaram da reunião os deputados Caio França (PSB), Delegado Olim (PP), Janaina Paschoal (PRTB), Maria Lúcia Amary (PSDB), Paulo Fiorilo (PT) e Sebastião Santos (Republicanos).

alesp