Exposição ''Sob as Luzes que nos envolvem'' fica disponível para visitação na Alesp, a partir desta quarta-feira (07)

A luz é o elemento principal dos quadros que ficam expostos gratuitamente até o dia 16
05/12/2022 13:35 | Exposição | Matias Patrone - Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira (07) Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira (07) Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Sob as Luzes que nos envolvem" fica disponível para visitação na Alesp a partir desta quarta-feira Clique para ver a imagem ">

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta quarta-feira (07), a exposição "Sob as Luzes que nos envolvem". As obras que compõem a mostra ficam disponíveis para visitação gratuita até a próxima sexta-feira (16), no Espaço V Centenário. Nos dias de semana, é possível conhecer o trabalho das 8h às 20h. Já aos sábados, o horário é das 9h às 12h.

De autoria do artista André Balbi, as pinturas trabalham a influência da luz e sua presença na natureza. As paisagens da mostra exaltam o interior do Estado, em São Francisco Xavier, onde o pintor tem seu ateliê e, também, de onde ele se inspirou para colorir os quadros.

Em sua maior parte, os tons de verde predominam e são característicos da vegetação local. André, mesmo em meio ao verde da paisagem, ainda dá destaque para os pequenos elementos que aparecem, como casas, flores, animais e árvores, compondo a ambientação e reforçando o tom interiorano para o cenário.

O artista também ressalta a ligação das obras com a mensagem de reflorestamento e preservação ambiental: "Tem uma relação muito forte com a natureza. O momento que vivemos sobre a preservação da natureza se soma muito bem. Aqui no meu ateliê, no sítio, eu reflorestei tudo. A paisagem que eu pinto, praticamente, eu mesmo plantei. Chamar atenção para isso neste momento é muito importante", comentou.

As telas de André foram feitas com uma técnica mista, uma mistura de tinta, pastel e óleo. Nos quadros menores, ainda há a presença de detalhes em bordados. De acordo com o curador da exposição, Theo Monteiro, a pintura de Balbi no ambiente externo, natural, conversa com a pincelada.

Segundo o pintor, expor suas obras no salão da Alesp é uma maneira de levar a arte para um local especial e, além disso, ele ressalta a iluminação do local, que tem relação com a temática da exposição.

O evento de abertura acontece na quarta-feira (7), das 18:30h às 23h, As obras ficarão expostas no Espaço V Centenário, no andar monumental do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista.


alesp