Após aprovação da Alesp, governo de SP sanciona lei que organiza o subsistema ferroviário
20/12/2022 14:44 | Sacnionada | da Redação
Após ser aprovada pelos parlamentares paulistas no último mês, foi sancionada pelo governo estadual a Lei 17.612/2022, que dispõe sobre o Subsistema Ferroviário do Estado de São Paulo (SFE/SP), além de definir as condições de uso da estrutura e as formas possíveis de exploração das ferrovias. A sanção da matéria foi publicada nesta terça-feira (20), em Diário Oficial.
Além desta, foram publicadas duas outras legislações: Lei 17.613/2022, que declara de utilidade pública o Instituto Visão do Bem; e Lei Complementar 1.382/2022, que cria cargos no quadro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todas as medidas foram validas pelo Plenário da Alesp.
Subsistema Ferroviário
A proposta de organização do subsistema ferroviário foi do Executivo. Na prática, o documento visa organizar toda a estrutura e infraestrutura de ferrovias em território estadual, no sentido de promover melhorias no seu uso.
De acordo com a legislação, toda a organização do subsistema de ferrovias deve seguir a Política Ferroviária estadual, estruturada em diversos princípios, dentre os quais, os seguintes: integração do Estado com o Sistema Nacional de Viação e com estados vizinhos; redução dos custos de transporte e melhorar a competitividade; integração entre diferentes modais de transporte; redução de acidentes; ampliação da eficiência energética; e aumento do conforto e da comodidade.
Com base nisso, diversas ações são previstas e estruturadas. Entre elas, está a possibilidade de exploração das vias, seja pelo Poder Público ou pela Iniciativa privada, sozinha ou em parceria público-privada. O documento estabelece que todo o trabalho de administração e controle dos espaços e das operações fica a cargo do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Logística e Transportes.
O documento pode ser acessado no Portal da Alesp (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2022/lei-17612-19.12.2022.html).
Visão do Bem
Com cerca de 60% dos atendimentos realizados pelo SUS, o Instituto Visão do Bem, que foi reconhecido como de utilidade pública, tem sede no município de Santos. A entidade, criada em 2016, realiza ações para promover a saúde dos olhos. Além de atendimento ambulatorial, promove diversas atividades de orientação, conscientização e prevenção, incluindo atividades em instituições de ensino. A proposta foi do deputado Tenente Coimbra (PL).
Cargos do TJ
Também sancionada pelo governo estadual, a lei que cria cargos na estrutura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo visa promover a ampliação da eficiência e da produtividade do Poder Judiciário. Foram criados 475 cargos em comissão de assistente jurídico, que serão ocupados por servidores já concursados no cargo de escrevente. A proposta foi do próprio TJ.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações