Alesp aprova e Congada de São Benedito de Cotia é declarada como patrimônio cultural imaterial

A Lei 17.619/2023, sancionada pelo governador Tarcísio Freitas, valoriza e preserva a manifestação folclórica e cultural
07/02/2023 17:57 | Cultura | Daiana Rodrigues - Foto: Alberto Lefreve

Compartilhar:

Grupo da Congada de São Benedito da Cotia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295107.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação da Congada de São Benedito da Cotia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Contramestre da Congada de São Benedito da Cotia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Contramestre da Congada de São Benedito da Cotia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, no último sábado (4), a Lei 17.619/2023. A norma declara como patrimônio cultural imaterial paulista a Congada de São Benedito de Cotia, que é uma relevante manifestação folclórica e cultural. A sanção ocorreu após a Alesp ter aprovado o Projeto de Lei 893/2017.

Segundo a autora do projeto, a deputada Leci Brandão (PC do B), a preservação da ancestralidade negra só foi possível graças às inúmeras expressões artísticas, culturais e religiosas, entre elas a congada.

"Aprovar essa lei é um passo importante, no sentido de manter os saberes deixados por homens e mulheres negras e fazer com que a sociedade e o Estado reconheçam e se responsabilizem pela preservação de uma história que tem sido historicamente apagada, não apenas no estado de SP, mas em todo o país", declarou a parlamentar.

O contramestre da Congada de São Benedito de Cotia, Róginan Castro, começou a dançar no grupo com seus pais, aos 3 anos de idade, e começou a se preparar com 14 anos para ocupar o posto que ocupa atualmente.

"A congada é uma cultura hereditária patriarcal, que passa de geração para geração. Todas as pessoas que dançam congada costumam começar ainda crianças", declara.

Castro conta que sua paixão pela congada surgiu a partir da vontade de resgatar a honra e a felicidade dos movimentos que ocorriam antes mesmo de ele ter nascido.

"A musicalidade, principalmente o ritmo dos ancestrais do Congo, e o conhecimento dos instrumentos, foi minha inspiração para que eu me tornasse membro da congada", acrescenta Róginan.

"Para nós, é uma honra e uma alegria fazer parte dessa cultura reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado. São 72 anos de tradição", conclui o contramestre.

Sobre a Congada

A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que possui influências dos cultos católicos, formando um movimento sincrético. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições históricas, os usos e costumes das tribos de Angola e do Congo.

É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhada de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música.

A festa popular originou-se no Brasil na metade do século XVII, tendo surgido na época da escravidão. Ela ocorre em meses diferentes de acordo com a localidade do país. Além de São, Paulo, é possível encontrar a congada nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná.

Congada de São Benedito de Cotia

A Congada de São Benedito de Cotia é um grupo de 38 pessoas, que são, em sua maioria, familiares e amigos.

As danças coreografadas na Congada de São Benedito de Cotia são danças de bastão oriundas de Moçambique, que representam a luta e a garra a favor da representatividade cultural negra.

Já os cantos, geralmente, são louvores ao santo patrono de alguma festa católica popular em que a congada se apresenta, como a de Nossa Senhora de Achiropita e de São Sebastião.


alesp