Exposição "Visibilidade Trans - Muito além do gênero" traz diversidade e respeito para Alesp

Mostra vai até 17 de março na entrada da Alesp pela avenida Pedro Álvares Cabral
27/02/2023 18:08 | Cultura | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Exposição Visibilidade Trans<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Visibilidade Trans<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Visibilidade Trans<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Visibilidade Trans<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Visibilidade Trans<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariane Costa e Robson de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O coordenador da exposição Robson de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (27), a exposição fotográfica "Visibilidade Trans - Muito além do gênero", que reúne sete "banners" de homens e mulheres transexuais. Os registros foram feitos pela fotógrafa Adriana Horvath. A mostra vai até 17 de março, na entrada da Alesp pela avenida Pedro Álvares Cabral, 201. A visita é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia.

A mostra é organizada pela Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, cidade localizada no Grande ABC. De acordo com o coordenador, Robson de Carvalho, a exposição surgiu da necessidade de celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. "É importante que a visibilidade trans ocorra todos dias. Por isso, estamos promovendo uma campanha respeitosa", afirmou.

"Essas pessoas [transexuais e travestis] não podem ser varridas para debaixo do tapete ou ficar escondidas em uma sala. Por isso, estar na Alesp é um meio de fazer essa provocação, para que tanto o Executivo quanto o Legislativo possam realizar políticas inclusivas para a população trans e LGBT em geral, visando garantir saúde, educação, emprego, moradia e segurança, dentre outros direitos", disse Carvalho.

As fotos da exposição contam um pouco da história de Mariane Costa, esteticista de pets; Bento Cordeiro, estudante de Psicologia; Mila da Silva, autônoma; Daniel de Souza, bombeiro; Natasha Salles, estudante; e Henry Gabryel da Silva, estoquista.

Para uma das fotografadas da mostra, a esteticista de pets Mariane Costa, de 31 anos, é um orgulho poder ser reconhecida e respeitada em sua profissão. "Ninguém me aborda de uma maneira violenta, me chamando pelo pronome que não se refere a mim. Por isso, quero ser um exemplo para outras pessoas, por meio da minha imagem", disse.

Mariane também diz ter sido incrível a experiência de ter sido convidada para participar da exposição. Segundo a esteticista, esse projeto não é apenas uma realização sua, como ser humano, mas, também, a oportunidade de ela ser uma voz dentro da população transexual. "Muita alegria: essa é a palavra que descreve a minha sensação", afirmou a esteticista.


alesp