EM PARCERIA COM O IPT, ILP REALIZA DEBATE SOBRE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PODA DA ARBORIZAÇÃO


24/03/2023 15:14 | A palestra teve apoio da Prefeitura Municipal de Bertioga, da FAUUSP e do Projeto SISPELegis | Rafael Sotero Garcia

Compartilhar:

Palestrantes debatendo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-03-2023/fg297181.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 21/03/2023, o evento "Reaproveitamento de resíduos de poda da arborização urbana", do Ciclo ILP+IPT de Ciência Aplicada, Tecnologia e Políticas Públicas 2023, transmitido pelo canal do ILP no YouTube e mediado por Ana Paula de Souza Silva, contou com os palestrantes Caroline Almeida Souza, Cyntia Santos Malaguti de Sousa e Fernando Poyatos. Foram abordadas reflexões acerca do meio ambiente e da sustentabilidade em cenários urbanos.

A palestra trouxe dados que evidenciam o mal-uso dos resíduos das podas em centros urbanos, além da má distribuição da arborização. Informações levantadas mostram que, em algumas subprefeituras, como Cidade Tiradentes, o número de habitantes por árvore passa de 60.

Durante a reflexão foram apresentadas ideias para solucionar os problemas ambientais. Para Cyntia Malaguti (professora da FAUUSP), "o primeiro aspecto importante para implantar um sistema de reaproveitamento é uma mudança na percepção cultural (...), a ideia de que esse material não é um resíduo, mas pode ser uma matéria prima". Os palestrantes comentaram a necessidade da introdução da sociedade no debate e incentivaram a sistematização e disponibilização do conhecimento na área.

Uma das ferramentas apresentadas que viabiliza a propagação do conhecimento abordado é o site Poda Lab, onde é possível encontrar informações sobre o manejo, processamento, poda, e outros processos, além de um catálogo com informações específicas de espécies da flora brasileira. Para os palestrantes, cidadãos com o conhecimento adequado são capazes de gerar empregos e renda no manuseio dos resíduos.

As mudanças propostas geram aumento de qualidade de vida e asseguram dignidade humana, como evidenciado no verbete sobre interesse público publicado por Marcelo Arno Nerling no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: "Assegurar a todos a dignidade humana compõe o conceito tratado, promove justiça material, igualdade substancial nos direitos fundamentais e conduz a novos contornos nas relações jurídicas que envolvem interesse público e individual, ou privado".

O reaproveitamento dos resíduos da poda é um exemplo de valorização de um bem comum, uma vez que reaproveita recursos finitos, como aborda o Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: "Afinal, considerando recursos finitos, todo o tipo de uso em excesso pode conduzir ao seu esgotamento, prejudicando todos os usuários, mesmo aqueles que não fizeram uso excessivo do bem comum."

A palestra pode ser acessada no canal do ILP pelo link:

https://youtube.com/live/y7nM3JWDxRs?si=EnSIkaIECMiOmarE

Dicionário de Conceitos Políticos do ILP:

https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

alesp