Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elege Ricardo França para presidente
19/04/2023 16:21 | Comissões | Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro
O deputado Ricardo França (Podemos) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com sete votos a dois, ele superou a concorrência de Guilherme Cortez (Psol) durante votação realizada nesta quarta-feira (19).
Após o resultado, França destacou que esta comissão se debruçará sobre os dois temas fundamentais e urgentes na visão dos parlamentares membros: a causa animal e as mudanças climáticas.
"Tenho uma raiz forte dentro da causa animal e das questões ambientais. Como vereador [em Indatiatuba, no interior de SP], apresentei vários projetos nesse tema e pretendo, agora como deputado, que avancemos nessa pauta. O Estado de São Paulo é importante em absolutamente tudo e nessas questões não será diferente", afirmou.
Na mesma reunião, foi eleito como vice-presidente da CMADS o deputado Rafael Saraiva (União). Após agradecer os votos dos colegas, Saraiva disse estar orgulhoso por fazer parte desse colegiado. "É a concretização de um trabalho de defesa, proteção, saúde e bem-estar dos animais", destacou.
Mudanças climáticas
Além da votação para presidente e vice, o encontro também serviu para que os parlamentares membros pudessem elencar o que esperam do trabalho desta comissão para o avanço de políticas públicas em São Paulo. Pelos discursos, ficou evidente a necessidade de debater sobre o papel do Estado no combate às mudanças climáticas.
"Cada tragédia ambiental nos relembra de que não é um momento de normalidade. Estamos vivendo uma crise ambiental cada vez mais severa e é algo que coloca em risco a saúde e a dignidade humana dos cidadãos, sobretudo dos mais pobres, que vivem nas áreas de risco", elencou Cortez.
Sobre a Comissão
Com 11 membros, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem a missão de opinar sobre todas as propostas e assuntos relativos à poluição; aquecimento global; bem-estar animal; coleta, tratamento e descarte de resíduos domésticos, industriais e hospitalares; preservação de ecossistemas naturais; uso sustentável da água, entre outros similares.
Além disso, esse colegiado opina sobre a organização de repartições públicas estaduais da administração direta e indireta que atuem dentro do uso sustentável dos recursos naturais ou de preservação do meio ambiente.
A primeira reunião de trabalho da CMDAS deve ser agendada para a próxima terça-feira, dia 25, às 15h30.
MEMBROS TITULARES E SUPLENTES
Presidente: Ricardo França - Podemos (Substituta: Clarice Ganem)
Vice-presidente: Rafael Saraiva - União Brasil (Substituto: Milton Leite Filho)
Bruno Zambelli - PL (Substituta: Valeria Bolsonaro)
Ricardo Madalena - PL (Substituto: Lucas Bove)
Maurici - PT/PCdoB/PV (Substituta: Beth Sahão)
Rômulo Fernandes - PT/PCdoB/PV (Substituto: Donato)
Dirceu Dalben - PSDB/Cidadania (Substituta: Bruna Furlan)
Sebastião Santos - Republicanos (Substituta: Edna Macedo)
Guilherme Cortez - PSOL/Rede(Substituta: Paula da Bancada Feminista)
Léo Oliveira - MDB (Substituto: Itamar Borges)
Rafael Silva - PSD (Substituto: Oseias de Madureira)
Notícias relacionadas
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova criação de 'Grupos de Amizade entre Nações'
- Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado presta contas para Comissão de Habitação da Alesp
- Comissão de Segurança Pública da Alesp dá aval à criação de relatório de vitimização para policiais
- Comissão de Ciência e Tecnologia aprova homenagem a equipe de Robótica do Sesi Campo Limpo Paulista
- Comissão das Mulheres dá aval a PL que agiliza atendimento no IML às vítimas de violência doméstica
- Comissão de Saúde dá aval a projeto que propõe teleatendimento e apoio intersetorial aos autistas
- Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual
- Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dá aval a oito projetos de leis
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições