Alesp adere ao novo Diário Oficial do Governo do Estado e vai economizar R$ 1 milhão em quatro anos
26/05/2023 17:08 | Modernização | Matheus Batista - Foto: Governo do Estado de São Paulo




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo irá aderir ao novo Diário Oficial que será lançado pelo Governo Estadual na próxima segunda-feira, 29. O sistema, com um design atual e funcional, será mais moderno e intuitivo e trará ainda mais transparência para as ações do Legislativo.
O projeto foi idealizado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com execução da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). A oficialização da nova plataforma foi feita nesta quinta-feira (25) pelo governador Tarcísio de Freitas, em evento que contou com a participação do presidente da Alesp, deputado André do Prado, e de outros parlamentares estaduais.
Vale ressaltar que a Assembleia Legislativa havia aprovado, em fevereiro de 2023, a criação de um Diário Oficial próprio. Após análise do novo sistema desenvolvido pelo Executivo, que será muito mais otimizado e prático para as pesquisas dos cidadãos e cidadãs, o Parlamento Paulista optou pela adesão ao projeto, que mantém as políticas de digitalização de 100% do processos e eliminação do uso de papel.
O presidente do Legislativo Paulista comemorou o lançamento da nova plataforma. "Temos o objetivo de aproximar cada vez mais a população do que ocorre aqui na Alesp. E a nova plataforma vai contribuir para isso, deixando o acesso às informações mais rápido, fácil e transparente", disse André do Prado.
As informações referentes ao processo legislativo serão publicadas no Diário Oficial sem custos para a Casa. Com a adesão, a equipe técnica da Alesp projeta uma economia de cerca de R$ 1 milhão, que seriam gastos em quatro anos, com o lançamento de um portal exclusivo.
O secretário geral de Administração da Alesp, Murilo Mohring Macedo, falou sobre os ganhos que a reformulação deve propiciar. "O Poder Público usa muito o Diário Oficial e a novidade é que a partir de agora os municípios e o Legislativo vão poder fazer publicações sem pagar, em um novo Diário com maior flexibilidade e facilidade no envio das informações", disse Mohring. O secretário afirmou também que, com a modernização, a rotina de trabalho de departamentos ligados à Secretaria Geral Parlamentar (SGA) também deve ser atualizada, com processos totalmente digitais.
Diário Oficial
O Diário Oficial do Estado de São Paulo é a publicação que reúne e dá transparência aos dados dos Poderes Públicos estaduais. O novo modelo, completamente digital, será integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Na aba do Legislativo, a população terá acesso, de forma mais simples e de fácil acesso, a todas as informações referentes à Alesp, como projetos de leis e decretos e, também, atos administrativos da Casa, como nomeações de servidores e dados sobre licitações.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações