Frente pela Segurança das Escolas almeja protocolo multidisciplinar contra violência
19/06/2023 17:24 | Frente Parlamentar | Claus Oliveira | Foto: Bruna Sampaio
Na esteira dos ataques violentos a instituições de ensino pelo país afora, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (19), o lançamento da Frente Parlamentar pela Segurança nas Escolas Estaduais paulistas. A associação suprapartidária com cerca de 38 deputados vai atuar sob coordenação de Capitão Telhada (PP).
Compuseram a mesa de lançamento o coronel PM Valmor Racorti (que palestrou sobre ataques em escolas); o tenente-coronel PM Cordesco e o delegado Leandro Marafon, representando, respectivamente, o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, e o delegado-geral Artur Dian; e o coordenador do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), Ian Nunjara.
Segundo Telhada, a meta da Frente é criar um programa de segurança escolar para "mudar, de verdade, o comportamento dentro da sociedade paulista". O deputado ressaltou que o assunto é intersecretarial, de diversas secretarias do Governo Estadual.
"Temos que criar e melhorar protocolos, realizar treinamentos e investir em tecnologia junto ao efetivo policial e ao da Secretaria de Educação no que tange a crime digitais", destacou. Os procedimentos, acrescentou, também devem envolver a saúde mental de professores, diretores e alunos.
Para o custeio total do protocolo de segurança escolar, o coordenador da Frente antecipou que vai inserir a proposta nas peças orçamentárias, a começar pelas Diretrizes (LDO), que tramita na Alesp, e no Plano Plurianual (PPA), cujo projeto de lei deve ser apresentado pelo Governo em agosto.
"Queremos um programa-padrão para as escolas inserido no PPA. Mas também apresentamos uma proposta de investimento [via emenda à LDO] em que 12% [das emendas impositivas] de cada deputado vão obrigatoriamente para segurança escolar", explicou.
"Isso significa, mais ou menos, R$ 1,2 milhão para colocar câmeras, contratar funcionários e segurança privada, colocar melhorias físicas. Enfim, ter recurso para o diretor da escola aplicar na segurança".
Também participaram do evento o deputado estadual Major Mecca (PL) e o federal Coronel Telhada (PP/SP). O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, também compareceu ao ato.
Homenagens
A professora de educação física, Cinthia Barbosa, foi homenageada no lançamento da Frente. A docente trabalha na Escola Estadual Thomazia Montoro, cenário da ação violenta que vitimou, em março passado, a professora Elisabeth Tenreiro, morta a facadas na Vila Sônia, zona oeste da Capital Paulista.
"Colocando a própria vida em risco, a professora Cinthia reduziu danos e salvou muitas vidas naquele dia. Atuou executando boa parte do protocolo que pretendemos levar ao conhecimento de quem está inserido no ambiente escolar", justificou Telhada ao entregar um buquê de flores à docente.
A diretora da Thomazia Montoro, Vanessa Soares, manifestou agradecimentos às professoras Rita, Jane e Ana Célia, vítimas que sobreviveram ao ataque. "A Ana Célia recebeu 18 facadas, 90 pontos [cirúrgicos] e está lá trabalhando continuamente. Eu vejo todas como grandes heroínas", finalizou a gestora.
Notícias relacionadas
- Nova frente parlamentar é constituída para discutir infraestrutura e engenharia dos municípios paulistas
- Nova frente parlamentar autorizada na Alesp busca defender cooperativas de transporte de cargas
- Nova frente parlamentar vai debater ações que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Assistência Social
- Alesp cria frente parlamentar em defesa dos direitos de pequenos agricultores
- Frente parlamentar da Alesp realiza audiência pública sobre o cultivo da Cannabis
- Reunião de Frente Parlamentar debate o Programa Serviço de Família Acolhedora
- Ecoturismo e preservação ambiental no sudeste paulista são debatidos em Frente Parlamentar
- Frente parlamentar discute principais problemas relacionados à violência contra a mulher
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições