Alesp recebe cônsul-geral da Coreia do Sul
20/06/2023 13:14 | Relações diplomáticas | Cléber Gonçalves - Foto: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (20), o cônsul-geral da República da Coreia do Sul, Insang Hwang. O diplomata foi recepcionado pelo presidente do Parlamento Paulista, André do Prado, e esteve acompanhado pelo cônsul-geral adjunto, Joohoon Kim, e pelo coordenador de Assuntos Políticos, Jorge Noh. O deputado Alex Madureira (PL) também participou do encontro.
Parcerias
Um dos objetivos da visita foi reforçar os laços e as parcerias entre a Coreia do Sul e o Brasil, sendo que o território paulista é o principal nesse relacionamento. "O nosso Estado de São Paulo tem a maior relação bilateral econômica com a Coreia. [São mais de] 100 empresas estabelecidas aqui e isso demonstra a nossa relação sólida", enfatizou o cônsul-geral, Hwang.
60 anos de imigração
Além disso, a presença do diplomata ocorre em celebração pelas seis décadas do início da chegada de coreanos ao Brasil, completadas neste ano de 2023. "Nesta ocasião, estamos comemorando os 60 anos da nossa imigração coreana no Brasil, e a nossa Casa, a Assembleia Legislativa, nos recebe de braços abertos", completou o representante.
A vinda de uma comitiva formada por 109 coreanos, em 1962, foi apenas o primeiro passo daquilo que se tornaria um movimento importante para a formação da sociedade brasileira. Agora, 60 anos depois, são milhares de pessoas dessa origem vivendo em solo brasileiro, sendo que o Estado de São Paulo representa o principal ponto de concentração desse povo.
Relações diplomáticas
Presidente da Alesp, o deputado André do Prado disse que o momento é simbólico. "Existem aproximadamente 50 mil coreanos vivendo no Brasil, sendo que a maior parte está em São Paulo. Então, essa aproximação é uma ação de reconhecimento da importância desse povo para o Brasil, e em especial para São Paulo", ressaltou, colocando o Poder Legislativo Paulista à disposição para o fortalecimento de parcerias entre as duas nações.
Exposição
Após reunião no gabinete da Presidência, os visitantes participaram da abertura da exposição especial dos 60 anos da imigração coreana no Brasil, intitulada "Junte-se a Nós". A mostra, da artista Angela Ok Hee Jeon, reúne 20 pinturas e está disponível para visitação no Espaço Cultural V Centenário, até o dia 30 de junho. A solicitação para a realização foi feita pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), que acompanhou o momento.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações