Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa e novo cônsul-geral do país asiático em SP

Recém-chegado à Capital paulista, vindo de Chicago (EUA), o novo chefe do consulado da China definiu a base de cooperação entre o país asiático e São Paulo como profunda e frutífera
25/10/2023 17:32 | Relações Internacionais | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Alesp recepciona ministra chinesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, recepcionou, nesta quarta (25), Yu Peng, novo cônsul-geral da China em São Paulo. O diplomata foi apresentado oficialmente a deputados paulistas pela ministra de Assuntos Ultramarinos Chineses, Chen Xu.

"Nosso maior parceiro comercial é a China, país estratégico em termos de desenvolvimento para São Paulo. Temos que estar cada vez mais próximos para tratar de assuntos econômicos e culturais que possam enriquecer o nosso país", afirmou André do Prado após a recepção diplomática.

Membro da Comissão de Relações Internacionais, o deputado Paulo Fiorilo (PT) informou que o diálogo sino-brasileiro, além de alinhar pautas comerciais sobre energia renovável e tecnologia, tratou de intercâmbios legislativos. "A ministra trouxe essa possibilidade de estreitar a relação parlamentar, trazendo parlamentares da China e levando os daqui [da Alesp] para conhecer o Parlamento chinês", comentou Fiorilo.

Recém-chegado à capital paulista, Yu Peng, que era cônsul-adjunto em Chicago (EUA), definiu como "profunda e frutífera" a base de cooperação entre o país asiático e São Paulo. "Esperamos trabalhar juntos com a Alesp para aprofundar a nossa cooperação a nível de órgão legislativo, também a econômica e cultural, impulsionando ainda mais a relação Brasil/China", destacou o novo chefe do consulado chinês em São Paulo.

Ministra na Presidência

Após trocar presentes com o presidente do Legislativo Paulista, a ministra Chen Xu conheceu o Gabinete da Presidência da Alesp. Chen Xu elogiou a decoração do espaço ao destacar que a sala carrega uma "atmosfera cultural forte".

Além da ministra e do cônsul-geral, a comitiva chinesa envolveu o cônsul-geral adjunto, Tian Yuzhen, o cônsul dos Assuntos Ultramarinos, Li Xiaoming, bem como vice-diretores departamentais, coordenadores consulares, secretários e diretores.

Do lado brasileiro, participaram do encontro os deputados do PSDB Mauro Bragato e Maria Lúcia Amary e a deputada Thainara Faria (PT).

alesp