Solenidade na Alesp comemora 100 anos da Federação Paulista de Tênis

Organizado pelo deputado Felipe Franco (União), evento também foi palco do anúncio de um Projeto de Lei que pretende instituir a prática de tênis nas escolas do Estado
19/03/2024 19:38 | Incentivo ao esporte | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ato Solene em comemoração aos 100 anos da FPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Felipe Franco (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estevan Rodrigues, Secretaria de Esportes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Balieiro, FPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320850.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em comemoração aos 100 anos da FPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320851.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (18), um Ato Solene em comemoração aos 100 anos da Federação Paulista de Tênis (FPT). Organizado pelo deputado Felipe Franco (União), o evento recebeu e homenageou grandes figuras do esporte no Estado e serviu como palco para o anúncio do Projeto de Lei 128/2024, que institui a prática do tênis como atividade extracurricular na Rede Pública Estadual de Ensino.

"São 100 anos do tênis paulista pujante, que já revelou atletas para todo o Brasil e para o mundo. Então, estamos muito contentes com o tênis de São Paulo e com o apoio da Alesp, que é fundamental. Quanto mais perto do Poder Público, dos órgãos oficiais, melhor para o esporte", afirmou Luiz Fernando Balieiro, presidente da Federação Paulista de Tênis.

Fomento

Protocolado no último dia 14, o projeto de lei do deputado Felipe Franco permite que as escolas da rede estadual ofereçam a prática do tênis como atividade extracurricular aos alunos matriculados e jovens que residam em comunidades próximas às unidades de ensino. Além disso, permite ao Poder Público firmar parcerias a fim de disponibilizar quadras e materiais esportivos adequados à modalidade.

"Acredito que com um empurrãozinho conseguimos cada vez mais colocar as pessoas para praticar o tênis. É importantíssimo que levemos essa modalidade para a sociedade, principalmente para aquelas pessoas menos privilegiadas para que consigam praticar e, quem sabe, chegar até o alto rendimento", disse Franco.

"Esse projeto de lei é muito importante. Levar o tênis para as escolas é fazer com que muitas pessoas tenham um primeiro contato com o esporte, porque hoje os jovens não têm contato com a modalidade", defendeu Balieiro.

A propositura segue em tramitação na Alesp e, enquanto isso, o Poder Público procura outros caminhos para ampliar o acesso a essa e outras modalidades no Estado. Estevan Rodrigues, chefe de gabinete da Secretaria de Esportes do Estado, afirmou que a Pasta trabalha junto à FPT e municípios para ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao tênis.

"O tênis é um esporte caro pelo equipamento onde se pratica, mas existem algumas adaptações que podem ser feitas para que o esporte possa ser dado como iniciação esportiva. Uma quadra poliesportiva usada para vôlei, por exemplo, pode ser usada para dar iniciação esportiva de tênis", explicou.

Rodrigues ainda disse que apresentar novas modalidades para crianças em idade escolar é essencial para gerar interesse e descobrir novos talentos em esportes diferentes. "Só vamos encontrar talentos no tênis se massificarmos a iniciação esportiva na modalidade, senão vamos perder muitos talentos que ficaram ali e às vezes nunca tiveram contato com o esporte", afirmou. O representante ainda anunciou que a Secretaria de Esportes pretende realizar parcerias com diversas pastas do Governo, incluindo a de Educação, para ampliar esse contato com novas atividades.

Homenagem

Durante a solenidade, foram homenageadas algumas figuras que marcaram o tênis paulista ao longo da centenária atuação da Federação. Entre elas, estavam medalhistas olímpicos, panamericanos, atletas de destaque em âmbito internacional e árbitros que atuaram pela FPT.

Fundada em 6 de março de 1924, a Federação Paulista de Tênis articula, promove e organiza a prática do esporte no Estado. Um século atrás, representantes de vários clubes paulistas onde era praticado o esporte na época se reuniram para criar a primeira federação de tênis do país, antes mesmo da Confederação Brasileira. Hoje, a Federação realiza campeonatos nas mais diversas categorias.

alesp