Alesp promove palestra sobre comunicação eficaz e oratória

Evento abordou técnicas e formas de aperfeiçoar apresentações em público; palestra foi conduzida pelo jornalista e consultor Marcelo Hespaña
24/09/2024 17:53 | Conhecimento | Gabriel Eid - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Palestra destacou oratória eficaz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Hespaña, jornalista e consultor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Matheus Granato, Diretor de Comunicação da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta terça-feira (24), uma palestra sobre desenvolvimento de habilidades de comunicação e oratória, voltada para servidores da Casa. Realizado pelo Departamento de Comunicação, o evento foi conduzido pelo jornalista, consultor de comunicação e fundador do Grupo Comunicarte, Marcelo Hespaña.

O especialista explicou que dinâmicas para aperfeiçoar habilidades de comunicação de servidores - do meio público e privado - são fundamentais. Ele elogiou a Alesp por dar espaço e visibilidade para iniciativas do tipo. "Não dá para a gente exigir do servidor que ele atenda melhor o cidadão, que seja mais simpático e mais empático sem dar ferramentas. Eu acho que o que a Assembleia está fazendo hoje é mais do que importante, é fundamental. Eu fico feliz de estar colaborando com esse processo", afirmou Hespaña.

O Diretor de Comunicação da Alesp, Matheus Perez Granato, destacou que a palestra é resultado de um mapeamento interno, onde foi identificado o interesse dos servidores da Casa pelo tema "oratória e comunicação pública". "Essa é a primeira de um ciclo de palestras do Departamento e é sempre importante a gente ouvir o servidor sobre o que ele está esperando de conteúdo para que possamos trazer e implementar palestras aqui na Casa", afirmou.

Preparação

Durante a apresentação, Marcelo Hespaña explicou que, de acordo com diversos estudos, a aceleração do mundo contemporâneo diminuiu o tempo em que o espectador consegue prestar atenção no orador, sem distrações. Por isso, segundo ele, é fundamental que o comunicador se prepare, roteirize a fala e utilize estratégias para uma comunicação eficaz.

"Eu defendo muito essa tese: eu preciso me preparar levando em conta que a comunicação precisar ser sucinta, específica, mas também generosa", disse.

O palestrante relacionou o desafio gerado por uma conversa com a dinâmica do teatro: o primeiro ato é o tempo fundamental para despertar o interesse do interlocutor; o segundo é voltado para gerar entendimento e justificar o argumento com dados; o terceiro e último deve ressaltar o objetivo da conversa e certificar de que o interlocutor entendeu a mensagem principal.

Hespaña ressaltou, porém, que esses fundamentos não são uma "receita de bolo" e dependem das características individuais e particularidades de cada pessoa.

Aprimoramento

Servidor da Alesp há 25 anos, Edú Baraúna avaliou como positiva a palestra. "Eu achei o evento sensacional, porque o especialista conseguiu sintetizar um assunto extenso e transmitir uma ideia que te dá vontade de pesquisar mais e ler mais sobre o assunto", afirmou.

Assista à palestra, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Clique aqui para mais imagens do evento.

alesp