Alesp recebe a 21ª edição do 'Prêmio Zumbi dos Palmares'
05/11/2024 16:53 | Herança africana | Gabriel Eid - Fotos: Rodrigo Costa














A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (4), a 21ª edição do "Prêmio Zumbi dos Palmares", que tem como objetivo homenagear personalidades negras que se destacam pelo seu impacto social, cultural e religioso. O evento foi promovido pelo deputado Teonilio Barba (PT) e realizado pelo SOS Racismo, serviço da Alesp dedicado ao combate à discriminação racial.
A cerimônia reuniu artistas e lideranças religiosas, culturais e comunitárias que foram ao centro do Plenário para receber premiações. A noite também contou com apresentações musicais. A coordenadora do SOS Racismo, Iara Bento, apontou que o evento integra o conjunto de tentativas de reparação histórica e combate à exclusão e discriminação racial na sociedade e na política. "É o momento de demarcar espaço e dizer que a Assembleia também é o local da população negra do estado de São Paulo", afirmou ela.
O deputado Donato (PT), também presente à cerimônia, foi na mesma linha: "É necessário reparação em todos os aspectos. E a reparação simbólica faz parte desse processo. É isso que a gente faz aqui", comentou o parlamentar.
Coração feliz
Em seu discurso, o deputado Barba trouxe a importância de combater a intolerância religiosa e lembrou que religiões de matriz africana são constantemente alvo de ataques. O parlamentar também defendeu a equiparação salarial, especialmente envolvendo mulheres negras. "Se o homem e a mulher, branco ou negro, estão na mesma função, eles precisam ter o mesmo salário. Nós, hoje, lutamos para discutir várias políticas ligadas ao mundo do trabalho e dos movimentos sociais", reforçou.
Já a deputada Ediane Maria (Psol) ressaltou a importância de o Parlamento Paulista ser ocupado por populações historicamente marginalizadas. "Estou me sentindo com o coração feliz porque, hoje, essa Casa está com a nossa cara. Com a cara de pessoas que acordam cedo, que muitas vezes não tem o dinheiro da condução ou que estavam fazendo faxina ontem para conseguir receber essa homenagem hoje", apontou ela.
A deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) defendeu que o movimento de luta por direitos e reconhecimento pode contribuir para tornar o estado de São Paulo mais inclusivo. "Cada um aqui está lutando pela memória, justiça e sonho de um estado que ainda vai se reconhecer preto e indígena", afirmou.
O deputado Simão Pedro (PT) deu destaque para a presença de povos quilombolas do Vale do Ribeira no evento e apontou os direitos desta população, ressaltando sua importância para o combate ao racismo e para a preservação ambiental em seus territórios. "Nós precisamos homenageá-los para que eles continuem servindo de exemplo para as próximas gerações", disse.
Sabotage
Entre os homenageados da noite e convidados para a mesa do Plenário estavam o produtor musical Wanderson Rocha e a cantora Tamires Rocha, filhos do rapper Sabotage, que se destacou pelas suas letras marcadas pelo combate ao preconceito. O artista morreu assassinado em 2003.
Tamires defendeu que é fundamental que eventos como esse ocorram mais frequentemente na Casa, para contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária. "Estou feliz de estar aqui hoje por vivenciar esse feito", agradeceu.
Também estiveram presentes à cerimônia os deputados Dr. Jorge do Carmo, Luiz Claudio Marcolino, Paulo Fiorilo e Rômulo Fernandes, todos do PT.
Assista a transmissão completa da cerimônia, realizada pela TV Alesp:
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações