Plenário da Assembleia Legislativa aprova indicação do advogado Maxwell Vieira para o TCE-SP
11/12/2024 14:58 | Tribunal de Contas do Estado | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (11), a indicação do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Com 15 anos de atuação no setor público, Vieira passou por órgãos como Detran-SP, Secretaria de Planejamento, Telebras e Ministério do Desenvolvimento Regional. Ele também é mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
A vaga para o TCE-SP foi aberta após aposentadoria do conselheiro Robson Marinho. De acordo com a Constituição Estadual, compete privativamente à Alesp escolher quatro dos sete membros da Corte de Contas estadual.
O PDL 48/2024 foi subscrito por 88 dos 94 parlamentares da Alesp. Eles levaram em conta exigências constitucionais para o cargo, como idoneidade moral e reputação ilibada.
Sabatina
Na manhã desta quarta, o advogado foi sabatinado pelos parlamentares. Para o presidente da Casa, André do Prado, a Sessão também serviu para evidenciar "o conhecimento técnico, jurídico e administrativo" do sabatinado.
Na interação com os deputados, Maxwell Vieira declarou que vai priorizar quatro pilares de atuação como conselheiro de contas: função pedagógica, equidade, celeridade processual e integração com o Legislativo. Na visão dele, consolidar e expandir essas práticas, vai permitir que o órgão "continue sendo um instrumento de controle, orientação e transformação na gestão pública".
Vieira enfatizou que o papel do Tribunal passa também por educar e orientar os gestores públicos. Nesse momento, o advogado ressaltou que boa parte dos problemas na gestão pública advém de falhas de planejamento e desconhecimento, e não de má-fé. "O fortalecimento da função educativa [por parte do TCE] é um investimento em prevenção que beneficia tanto a administração pública quanto o cidadão", justificou.
O indicado da Alesp aposta na modernização tecnológica para que o TCE acompanhe a crescente complexidade da gestão pública. Ele propôs medidas como a expansão do uso de ferramentas de automação e inteligência artificial (IA) para lidar com o alto volume de processos e "garantir respostas ágeis e úteis aos gestores".
Na interação com os deputados, Maxwell Vieira assumiu ainda compromissos de intensificar a aproximação entre a Corte de Contas e os jurisdicionados. Para isso, o indicado da Alesp sugeriu diálogo permanente de maneira especial com os pequenos municípios paulistas.
Vieira reforçou também que o TCE deve atuar em alinhamento permanente com a Alesp, "destinatária final de todas as informações produzidas pelo Tribunal". Nesse sentido, acrescentou o sabatinado, a Corte de Contas serve de "ponte entre informações técnicas e decisões políticas".
Assista à sabatina, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições