Exposição na Alesp presta tributo a artista plástico morto em enchente na Capital
24/03/2025 18:16 | Cultura e Arte | Da Redação - Fotos: Carol Jacob





A partir desta segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "A Culpa não é da Chuva", uma homenagem ao artista plástico Rodolpho Tamanini Netto, vítima de um temporal no dia 24 de janeiro, quando a enxurrada invadiu sua casa, na Vila Madalena, na Capital paulista, próximo à região conhecida como Beco do Batman. A exposição está aberta ao público até o dia 30 de março, e tem entrada gratuita.
A mostra presta tributo ao artista, apresentando uma seleção de doze obras pintadas por ele entre os anos de 1985 a 2014 e que retratam a cidade de São Paulo, incluindo pontos turísticos e cenas cotidianas da metrópole.
"Para quem não é paulistano, é difícil de entender, mas nós que moramos aqui conseguimos ver essa beleza. Essa mostra é representativa de como ele conseguia apresentar a cidade de uma maneira bela", diz Jacques Ardies, proprietário de uma galeria de arte e amigo pessoal de Tamanini Netto.
O pintor era natural de São Paulo e iniciou sua carreira como artista plástico aos 19 anos. Era reconhecido no segmento da arte popular e participou de exposições coletivas no Brasil e em países como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Holanda, França, Canadá e Espanha. Na França está um de seus quadros representavam cenas do dia a dia paulistano. Por causa da recorrência de alagamentos na Capital paulista, ele pintou, em 2008, a obra "A Enchente", em que ilustra a água ganhando espaço na cidade e avançando sobre veículos e moradores.
Projeto de lei
Junto à exposição, a deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) apresentou, na abertura da exposição, o Projeto de Lei que prevê a concessão de indenização e pensão especial para familiares de pessoas que perderam a vida devido a eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos. "Nosso papel enquanto legisladores é chamar a atenção de que é responsabilidade do poder público pensar em um plano de adaptação para enfrentar as mudanças climáticas e, também, indenizar as pessoas que infelizmente foram vítimas dessas tragédias", comenta Simone Nascimento, integrante da Bancada Feminista.
O PL 132/2025 visa garantir o valor de indenização de R$100 mil para cada vida perdida por causa de um evento climático. Além de garantir o amparo financeiro às famílias das vítimas dessas tragédias, a proposta busca reforçar a responsabilidade do poder público na prevenção de desastres. A iniciativa está em tramitação na Alesp e será encaminhada para análise das comissões permanentes, etapa necessária para que a proposta possa estar apta a ir à votação em Plenário.
Confira mais imagens da exposição
Serviço:
Exposição: A Culpa não é da Chuva (Em memória à Rodolpho Tamanini Netto e todas as vítimas da negligência climática)
Local: Espaço Heróis de 32, localizado no andar térreo da entrada principal da Alesp
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema
Período: de 24 a 30 de março de 2025
Entrada Gratuita
Notícias relacionadas
- Alesp recebe exposição que destaca histórias e afetos de mulheres LGBTQIA+
- Confira a programação da Semana de Talentos da Alesp 2024!
- Exposição 'O Colorido Negro' resgata ancestralidade africana
- Exposição "Transparente" de Thatha Matarazzo segue aberta para visitação até dia 27 na Alesp
- Alesp recebe Exposição Circular da artista Regina Marder
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações