Exposição na Alesp presta tributo a artista plástico morto em enchente na Capital

Com entrada gratuita, mostra está aberta ao público até 30 de março; deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) protocola PL que visa criar indenização às famílias de vítimas de tragédias relacionadas a mudanças climáticas, como enchentes e deslizamentos
24/03/2025 18:16 | Cultura e Arte | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mostra homenageia artista morto em enchente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vida cotidiana em SP era tema frequente do pintor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bancada Feminista da Alesp apresenta PL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição conta com 12 obras do artista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jacques Ardies, amigo: Era um apaixonado por SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342218.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir desta segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "A Culpa não é da Chuva", uma homenagem ao artista plástico Rodolpho Tamanini Netto, vítima de um temporal no dia 24 de janeiro, quando a enxurrada invadiu sua casa, na Vila Madalena, na Capital paulista, próximo à região conhecida como Beco do Batman. A exposição está aberta ao público até o dia 30 de março, e tem entrada gratuita.

A mostra presta tributo ao artista, apresentando uma seleção de doze obras pintadas por ele entre os anos de 1985 a 2014 e que retratam a cidade de São Paulo, incluindo pontos turísticos e cenas cotidianas da metrópole.

"Para quem não é paulistano, é difícil de entender, mas nós que moramos aqui conseguimos ver essa beleza. Essa mostra é representativa de como ele conseguia apresentar a cidade de uma maneira bela", diz Jacques Ardies, proprietário de uma galeria de arte e amigo pessoal de Tamanini Netto.

O pintor era natural de São Paulo e iniciou sua carreira como artista plástico aos 19 anos. Era reconhecido no segmento da arte popular e participou de exposições coletivas no Brasil e em países como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Holanda, França, Canadá e Espanha. Na França está um de seus quadros representavam cenas do dia a dia paulistano. Por causa da recorrência de alagamentos na Capital paulista, ele pintou, em 2008, a obra "A Enchente", em que ilustra a água ganhando espaço na cidade e avançando sobre veículos e moradores.

Projeto de lei

Junto à exposição, a deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) apresentou, na abertura da exposição, o Projeto de Lei que prevê a concessão de indenização e pensão especial para familiares de pessoas que perderam a vida devido a eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos. "Nosso papel enquanto legisladores é chamar a atenção de que é responsabilidade do poder público pensar em um plano de adaptação para enfrentar as mudanças climáticas e, também, indenizar as pessoas que infelizmente foram vítimas dessas tragédias", comenta Simone Nascimento, integrante da Bancada Feminista.

O PL 132/2025 visa garantir o valor de indenização de R$100 mil para cada vida perdida por causa de um evento climático. Além de garantir o amparo financeiro às famílias das vítimas dessas tragédias, a proposta busca reforçar a responsabilidade do poder público na prevenção de desastres. A iniciativa está em tramitação na Alesp e será encaminhada para análise das comissões permanentes, etapa necessária para que a proposta possa estar apta a ir à votação em Plenário.

Confira mais imagens da exposição

Serviço:

Exposição: A Culpa não é da Chuva (Em memória à Rodolpho Tamanini Netto e todas as vítimas da negligência climática)

Local: Espaço Heróis de 32, localizado no andar térreo da entrada principal da Alesp

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema

Período: de 24 a 30 de março de 2025

Entrada Gratuita

alesp