Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo

Aniversário da Revolução de 1932 contou com a entrega da Medalha da Constituição a pessoas que contribuem para o estado e reuniu autoridades civis e militares
10/07/2025 16:46 | Comemoração | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

93 anos do Movimento Constitucionalista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Capitão Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. federal Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sociedade Veteranos de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Condecorados com a Medalha da Constituição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Condecorados com a Medalha da Constituição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Condecorados com a Medalha da Constituição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Condecorados com a Medalha da Constituição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Condecorados com a medalha da Constituição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349107.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encenação dos conflitos do Movimento de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encenação do Movimento de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encenação do Exército Constitucionalista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldomiro Grotto - ex-combatente da FEB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (9), a Sessão Solene de Celebração ao 93º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. O levante armado foi liderado pela população paulista que manifestou insatisfações contra a centralização do governo de Getúlio Vargas e exigia transformações políticas no país.

Proposto e presidido pelo deputado Capitão Telhada (PP), o evento reuniu autoridades civis e militares e convidados, contando com a entrega da Medalha da Constituição a 50 cidadãos e cidadãs de diversos setores da sociedade.

A honraria, criada pela Alesp em 1962 para condecorar paulistas que participaram na linha de frente ou na retaguarda ao lado do Exército Constitucionalista, hoje passa a agraciar pessoas quem contribuem de forma decisiva para São Paulo.

Heróis de 32

Para o deputado Capitão Telhada, os combatentes de 1932 foram verdadeiros heróis que contribuíram para o progresso e a história do Brasil e do Estado. "Devemos trazer esse olhar de importância e honra para todos aqueles que, com seu sangue e suor, construíram nossa sociedade, liberdade e democracia", pontuou.

Já o deputado federal Coronel Telhada (PP-SP) destacou que o povo paulista carrega na alma, desde a infância, os valores da Revolução de 1932. "Por isso, é uma honra homenagear os veteranos desse Movimento que fizeram diferença na História", finalizou.

Durante a solenidade, houve uma encenação das lutas travadas pelas tropas constitucionalistas na Revolução de 1932, que foi realizada pelos cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. "Em janeiro daquele ano, a população paulista passa a realizar uma enorme manifestação na Praça da Sé. Homens e mulheres de todas as classes exibem a bandeira do Estado e declaram sua insatisfação e repúdio contra o governo ditatorial, exigindo a democracia, as eleições e uma Constituição legítima", disse o cadete da PM Eduardo, durante leitura de um texto alusivo ao Movimento.

Segundo o major brigadeiro do ar da Força Aérea Brasileira, Luís Cláudio Macedo Santos, "o Movimento Constitucionalista foi importante para a história e a cultura do país e do estado". O diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Alexandre Rabello de Faria, completou que o objetivo do Movimento foi a "construção de um Brasil melhor".

De acordo com Carlos Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32, a Revolução de 1932 foi um marco na história do Estado e do Brasil. "O povo queria democracia, liberdade e legalidade", destacou.

No final, o jornalista e ator José Jantália declamou o poema "Nossa Bandeira", de Guilherme de Almeida, que exalta a terra, o povo e as peculiaridades do Estado de São Paulo.

Além dos citados, a mesa diretora foi formada pelo deputado Capitão Telhada e o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Augusto Coutinho. Como extensão da mesa diretora também estiveram presentes o chefe da assessoria da Polícia Militar da Alesp, Alexandre Roldão; o superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Luis de Carvalho; o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, Jairo Chabaribery Filho; a vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes; o almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira e o historiador Marcelo Tibúrcio. Destaque especial para a presença de Waldomiro Grotto, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participou de combates durante a Segunda Guerra Mundial.

Assista a Sessão Solene na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp