Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo
10/07/2025 16:46 | Comemoração | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo













A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (9), a Sessão Solene de Celebração ao 93º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. O levante armado foi liderado pela população paulista que manifestou insatisfações contra a centralização do governo de Getúlio Vargas e exigia transformações políticas no país.
Proposto e presidido pelo deputado Capitão Telhada (PP), o evento reuniu autoridades civis e militares e convidados, contando com a entrega da Medalha da Constituição a 50 cidadãos e cidadãs de diversos setores da sociedade.
A honraria, criada pela Alesp em 1962 para condecorar paulistas que participaram na linha de frente ou na retaguarda ao lado do Exército Constitucionalista, hoje passa a agraciar pessoas quem contribuem de forma decisiva para São Paulo.
Heróis de 32
Para o deputado Capitão Telhada, os combatentes de 1932 foram verdadeiros heróis que contribuíram para o progresso e a história do Brasil e do Estado. "Devemos trazer esse olhar de importância e honra para todos aqueles que, com seu sangue e suor, construíram nossa sociedade, liberdade e democracia", pontuou.
Já o deputado federal Coronel Telhada (PP-SP) destacou que o povo paulista carrega na alma, desde a infância, os valores da Revolução de 1932. "Por isso, é uma honra homenagear os veteranos desse Movimento que fizeram diferença na História", finalizou.
Durante a solenidade, houve uma encenação das lutas travadas pelas tropas constitucionalistas na Revolução de 1932, que foi realizada pelos cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. "Em janeiro daquele ano, a população paulista passa a realizar uma enorme manifestação na Praça da Sé. Homens e mulheres de todas as classes exibem a bandeira do Estado e declaram sua insatisfação e repúdio contra o governo ditatorial, exigindo a democracia, as eleições e uma Constituição legítima", disse o cadete da PM Eduardo, durante leitura de um texto alusivo ao Movimento.
Segundo o major brigadeiro do ar da Força Aérea Brasileira, Luís Cláudio Macedo Santos, "o Movimento Constitucionalista foi importante para a história e a cultura do país e do estado". O diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Alexandre Rabello de Faria, completou que o objetivo do Movimento foi a "construção de um Brasil melhor".
De acordo com Carlos Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32, a Revolução de 1932 foi um marco na história do Estado e do Brasil. "O povo queria democracia, liberdade e legalidade", destacou.
No final, o jornalista e ator José Jantália declamou o poema "Nossa Bandeira", de Guilherme de Almeida, que exalta a terra, o povo e as peculiaridades do Estado de São Paulo.
Além dos citados, a mesa diretora foi formada pelo deputado Capitão Telhada e o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Augusto Coutinho. Como extensão da mesa diretora também estiveram presentes o chefe da assessoria da Polícia Militar da Alesp, Alexandre Roldão; o superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Luis de Carvalho; o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, Jairo Chabaribery Filho; a vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes; o almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira e o historiador Marcelo Tibúrcio. Destaque especial para a presença de Waldomiro Grotto, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participou de combates durante a Segunda Guerra Mundial.
Assista a Sessão Solene na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp celebra os 90 anos da Associação Atlética Banco do Brasil
- Parceria da Alesp é destaque em celebração dos 35 anos do Sindicato dos Policiais Federais de SP
- Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura
- Dia Nacional do Sistema Braille alerta para a necessidade de políticas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência visual
- Setembro é o mês do rádio no Brasil
- Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa
- Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Alesp
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
- .
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações