Comissão da Alesp recebe diplomata japonês para fortalecer laços comerciais e institucionais

Colegiado do Legislativo Paulista dialogou com o cônsul Toru Shimizu para fomentar exportações e consolidar a diplomacia parlamentar estadual
13/08/2025 18:21 | Diplomacia parlamentar | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Shimizu: nossa colaboração continuará <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350850.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diálogo envolveu cônsul, Alesp e Governo de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fiorilo: estimular intercâmbio comercial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros: diversificar mercados internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samo: dados reforçam peso na economia de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350851.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais (CRI) promoveu uma reunião nesta quarta-feira (13) para receber o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, na Assembleia Legislativa, e discutir parcerias bilaterais. Conforme o presidente do colegiado, deputado Paulo Fiorilo (PT), a diplomacia parlamentar aproxima o estado paulista de parceiros históricos ao estimular o intercâmbio cultural e comercial. O encontro contou com a presença do chefe de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Samo Tosatti.

Membros da Comissão presentes defenderam a urgência de diversificar os mercados internacionais para os produtos paulistas, sobretudo para o agronegócio. Guilherme Cortez (Psol) e Tenente Coimbra (PL) apontaram o Japão como alternativa estratégica diante das recentes barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos. André Bueno (PL) fez um apelo para a reabertura das exportações de carne bovina ao país asiático.

Já Thainara Faria (PT) e Danilo Campetti (Republicanos) enfatizaram a importância de ampliar missões e intercâmbios culturais.

Respeito e confiança

Na visita diplomática, o cônsul do Japão destacou a contribuição nipônica para o agronegócio paulista, citando referências nacionais como a floricultura em Atibaia e Arujá, a produção de ovos em Bastos e Mogi das Cruzes, o cultivo de alcachofra em Piedade e a raiz de lótus de Guatapará.

Shimizu ressaltou que o relacionamento centenário entre Brasil e Japão, alicerçado em "respeito mútuo e confiança", vai além de relações econômicas. "Estou convencido de que nossa colaboração continuará", afirmou o diplomata.

Em outro ponto do discurso, o cônsul ressaltou parcerias em áreas como segurança pública, meio ambiente e gestão de desastres naturais. Ele acrescentou que a maioria dos empresários japoneses com que tem dialogado e que investe no Brasil considera "bastante positiva" a expectativa sobre o futuro econômico do Brasil". "Estamos vivenciando um momento de muitas oportunidades para realizar algo que seja durável para as gerações seguintes", frisou.

Conforme o Governo paulista, São Paulo concentra 55% das empresas japonesas instaladas no Brasil e abriga a maior comunidade nipônica fora do Japão - 1,3 milhão de descendentes.

Investimentos japoneses

O chefe de Assuntos Internacionais, Samo Tosatti, apresentou dados que reforçam o peso do Japão na balança comercial do estado. Entre 2020 e 2024, empresas japonesas investiram R$ 20 bilhões na economia paulista, consolidando o estado como o principal destino dos investimentos nipônicos em solo brasileiro. No mesmo período, São Paulo respondeu por 30% do comércio bilateral entre Brasil e Japão, que movimentou mais de 11 bilhões de dólares em 2024.

A colaboração governamental também inclui a assinatura de 22 acordos oficiais entre o Governo paulista e o Japão.

Assista a transmissão da reunião na íntegra

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp