Universitários debatem gestão de recursos da Saúde em visita à Alesp
10/11/2025 15:35 | Integração | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (10), um encontro entre estudantes do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o deputado Emídio de Souza (PT) para um debate sobre gestão na área da Saúde.
Os universitários, que desenvolvem uma pesquisa sobre a aplicação dos recursos públicos na Saúde, aproveitaram a oportunidade para questionar sobre a execução dos contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e os mecanismos de controle realizado pela Comissão de Saúde e das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Casa.
Durante a reunião, o deputado Emídio de Souza enfatizou o diálogo entre o Parlamento e a comunidade acadêmica para fortalecer a formação cidadã e ampliar a compreensão sobre o papel fiscalizador da Assembleia. "É importante aproximar os jovens paulistas da Casa do Povo, porque assim eles podem conhecer melhor sobre como Legislativo Paulista controla e fiscaliza os recursos aplicados nos serviços públicos, se as finalidades estão sendo devidamente cumpridas e se existem eventuais problemas nas unidades de saúde", disse Emídio de Souza.
OSS são entidades sem fins lucrativos contratadas pelo Governo Estadual para administrar unidades públicas de saúde, como hospitais públicos, postos de saúde e prontos-socorros. Nesse sentido, Emídio destacou o Instituto do Coração (InCor) e Hospital das Clínicas como instituições públicas reconhecidas como referências.
O assessor parlamentar da Casa, Edmundo Oliveira, também participou do debate. Ao final do encontro, os estudantes agradeceram pela abertura ao diálogo e ressaltaram a relevância da experiência para o aprofundamento de suas pesquisas e para a compreensão prática do funcionamento do poder público no estado.
Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:
Confira a galeria de fotos do evento
Notícias relacionadas
- Sessão Solene homenageia personalidades de comunidades estrangeiras do Conscre
- Alesp recepciona alunos do curso de oficiais do Corpo de Bombeiros de São Paulo
- Com coral, poesia e música, Alesp dá início a 'Semana de Talentos'
- Alesp recebe parlamentares italianos e debate turismo e políticas públicas
- Nova Comissão de Segurança Pública da OAB - Subseção Santana toma posse em evento na Alesp
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições