Na Alesp, programa de prevenção ao uso de drogas celebra número de 50 mil jovens alcançados

Projeto Prevenção em Ação, promovido pelo gabinete do deputado Delegado Olim (PP), realiza, desde 2016, palestras sobre os malefícios das drogas
10/11/2025 17:12 | Ação social | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Evento celebra 50 mil jovens alcançados por programa de prevenção a drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projeto realiza palestras desde 2016 por SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prevenção é caminho para combate à drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olim: alerta e mensagem de esperança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lotufo: com legislação forte, mudança seria mais rápida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assessores e outros envolvidos foram homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite da última quinta-feira (6), uma cerimônia de celebração do projeto Prevenção em Ação. O programa, promovido pelo deputado Delegado Olim (PP) desde 2016, atingiu a marca de 50 mil jovens alcançados com palestras sobre os malefícios do uso de drogas.

"O nosso propósito é falar sobre prevenção a drogas de forma direta, humana e acessível. Levar um alerta e uma mensagem de esperança de que é possível mudar caminhos, reconstruir histórias e proteger o futuro dos nossos jovens", disse Delegado Olim. "A droga acaba com a família e não vê classe social. Pode ser milionário, classe média ou miserável. A droga mata", concluiu o parlamentar.

O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, enalteceu o trabalho do projeto e definiu a marca alcançada como "vitória muito grande". "Cada um desses 50 mil atendimentos representa uma vida alcançada, uma família fortalecida e uma comunidade mais protegida. É a demonstração clara de que o trabalho sério e contínuo na prevenção traz resultados concretos e duradouros", afirmou. Ele defendeu que a educação, a orientação e o acolhimento são essenciais para uma política eficiente de combate às drogas.

Delegado Olim agradeceu o empenho de professores, diretores de escolas, policiais, profissionais de saúde, lideranças comunitárias e voluntários do programa. Esses participantes, além de assessores de seu gabinete, vereadores, guardas civis e secretários municipais que participaram ativamente da iniciativa foram homenageados pelos trabalhos realizados.

O deputado Thiago Auricchio (PL) participou da cerimônia e parabenizou os envolvidos no que chamou de "ação louvável" do mandato do deputado Olim. "Quantos jovens desses 50 mil não foram tirados das drogas e do tráfico por causa do programa", comentou.

Legislação forte

O médico e representante da Sociedade Brasileira de Pediatria nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas, João Paulo Lotufo, defendeu que a prevenção deve ser "contínua e persistente". Atuando há 25 anos no tema, ele enfatizou que a via legislativa é fundamental para auxiliar no trabalho educativo.

"A educação traz mudanças de forma lenta. Estamos em uma casa que legisla e, com uma legislação forte, seria bem mais rápida a mudança, como conseguimos com o tabagismo. Éramos 30% de fumantes no país, hoje somos 10%. Ninguém fuma aqui dentro, nos restaurantes, não há mais propaganda de cigarro na mídia. Isso é lei forte", afirmou o especialista.

Assista à cerimônia, na íntegra, na transmissão da rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp