Museu de Arte Sacra abre exposição que reúne presépios de várias partes do mundo na Alesp
09/12/2025 16:10 | Fé, cultura e diálogo | Fernanda Franco - Fotos: Larissa Navarro
Presépios originais de diversas partes do mundo estão expostos no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até dia 19 de dezembro. A mostra "Presépios pelo mundo: fé e arte sem fronteiras" foi inaugurada nesta segunda-feira (8) e compõe o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), que faz parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado.
De iniciativa do deputado Gil Diniz (PL), a abertura da exposição contou com a apresentação do coral do Projeto Musical das Irmãs do Arautos do Evangelho, localizado em Cotia. A irmã Giseli Garcia contou que o repertório escolhido para o evento abarca músicas natalinas de diversos países, representando a pluralidade das jovens que compõem o coro.
"É uma mistura de fé, cultura, religiosidade e a marca de valores que orientam a sociedade e que eu represento aqui", afirmou Gil Diniz, proponente do evento. O deputado destacou o simbolismo de levar uma manifestação de fé ao espaço legislativo uma vez que boa parte da sociedade paulista e brasileira é cristã.
Para o deputado, a mostra permite que servidores e visitantes contemplem presépios que traduzem diferentes culturas, mas preservam a mesma essência espiritual. Ele também celebrou a integração entre o Museu de Arte Sacra e os Arautos do Evangelho, ressaltando o caráter histórico da noite que une fé, cultura e diálogo entre tradições do mundo.
Proposta
Ao todo, oito presépios estão expostos, cada um representativo de um país diferente: Japão, França, Zimbábue, Polônia, Peru, Itália, Portugal e Áustria. A curadoria foi feita pelo Museu de Arte Sacra e pensada para dialogar com duas outras exposições simultâneas promovidas pelo MAS-SP: "Presépios da América Latina" e "Presépios de Famílias".
Segundo a diretora de planejamento e gestão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Tatiana Ricci, a proposta da exposição é democratizar o acesso à cultura e despertar nos frequentadores da Assembleia a curiosidade de conhecer o vasto acervo do MAS-SP, que reúne um acervo de aproximadamente 16 mil itens entre barroco, paulistinha, nó de pinho, pintura, ourivesaria, paramentos, entre outros.
"A nossa ideia é levar nossas coleções, história e educação pela arte a outros locais. Queremos que as pessoas descubram o museu a partir desses presépios", afirmou. Para Tatiana, preservar presépios é preservar a memória da religiosidade cristã e também valores universais, como a paz, a convivência familiar e a inter-religiosidade.
As diferentes interpretações do nascimento de Cristo - seja em madeira africana, cerâmica polonesa ou papier-mâché feito por famílias brasileiras - revelam, segundo a diretora, a fé e o reconhecimento de Jesus como símbolo de amor, justiça, caridade e a própria razão do Natal. "Esse é um ponto comum entre todas as culturas, são diferentes formas de representar o amor de Jesus", destacou.
Cultura e diálogo
A noite de abertura lotou o Hall Monumental com visitantes e funcionários. Entre eles, o servidor Fernando Mattos, que se mostrou impressionado com a beleza e diversidade de países que também tem o costume natalino de montar presépios. "É bem interessante como cada cultura representa a sagrada família com seus próprios personagens".
Para Mattos, exposições como essa enriquecem quem visita e trabalha na Alesp. "A gente nem faz ideia de que existem tipos diferentes de presépio e acaba aprendendo e apreciando a arte no nosso ambiente de trabalho", destacou.
Serviço:
Exposição: "Presépios pelo mundo: fé e arte sem fronteiras"
Data: De 8 a 19 de dezembro de 2025
Horário: Das 8h às 20h
Local: Hall Monumental - ALESP
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações