Em encontro na Alesp, especialistas defendem ampliação da educação financeira nas escolas paulistas

Encontro promovido pelo deputado Guto Zacarias (União) destaca que conhecimento sobre finanças pode reduzir nível de endividamento das famílias, ampliando, assim, o acesso a crédito
10/12/2025 15:56 | Educação de qualidade | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Encontro foi promovido na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guto Zacarias: conhecimento muda realidades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta terça-feira (9), uma audiência pública dedicada ao avanço da educação financeira no país. O encontro reuniu especialistas e representantes dos setores público e privado para discutir estratégias que ampliem o acesso da população, especialmente estudantes, a conteúdos sobre finanças, economia e direitos.

O debate foi promovido pelo deputado estadual Guto Zacarias (União), autor do Projeto de Lei 231/2023, que institui o Programa Jovem Paulista. A iniciativa, construída em parceria com o deputado Lucas Bove (PL), foi aprovada pela Alesp e foi transformada na Lei Estadual 17.743/2023.

O programa prevê a inclusão, no ensino médio da rede estadual, de conteúdos sobre planejamento financeiro, funcionamento dos mercados, tributos, investimentos, empreendedorismo e noções básicas de direito. A lei determina ainda a capacitação dos professores para ministrar esses temas, garantindo que cada escola adapte a proposta às suas realidades e características socioculturais.

Durante a audiência, o deputado Guto Zacarias ressaltou a urgência do tema. "Educação financeira é essencial para o futuro do país. Hoje, cerca de 80% das famílias brasileiras estão endividadas, e isso acontece porque não tivemos educação financeira na base. Com o Jovem Paulista, mais de um milhão de estudantes já passaram a ter contato com esse conhecimento, que chega às famílias e ajuda a transformar a realidade no dia a dia das famílias", afirmou.

O parlamentar destacou também o impacto econômico da medida. "Uma família endividada não consegue crédito. Se queremos garantir acesso a crédito para jovens de baixa renda, precisamos que eles compreendam como organizar suas finanças desde cedo."

O vereador João Paulo Felizardo, de Lavras (MG), participou do encontro e relatou que sua cidade também está implementando ações de educação financeira. "Cabe a nós, agentes públicos, defendermos essa pauta. Queremos nossos filhos prosperando, e esse conhecimento é fundamental."

O cientista político Israel Batista, conselheiro nacional de Educação, reforçou que o tema tem ganhado espaço nas escolas e precisa chegar a crianças desde a primeira infância. Ele destacou que o Ministério da Educação aprovou recentemente o programa "Na Ponta do Lápis", voltado para educação financeira na educação básica.

"Tenho viajado o país incentivando estados e municípios a aderirem. Uma família que sabe poupar e investir foge de fraudes e de armadilhas financeiras, cuida melhor do que ganha. Isso impacta diretamente o bem-estar das pessoas e melhora a economia do país. Educação financeira é transformadora", afirmou.

O fundador da empresa de educação financeira Melver, Raony Rossetti, destacou a importância de capacitar educadores para que se tornem multiplicadores. "Nós trabalhamos com o professor. Ao qualificar esses profissionais, garantimos que eles levem o conhecimento aos jovens - que, por sua vez, levam para casa e multiplicam na família. A educação financeira atinge o que mais dói no brasileiro, que é o bolso."

Durante o encontro, participantes reforçaram que iniciativas como o Programa Jovem Paulista e o plano federal "Na Ponta do Lápis" representam passos decisivos para inserir a educação financeira de forma estruturada na formação dos estudantes e fortalecer o desenvolvimento econômico e social do país.

Confira a galeria de imagens

Assista ao evento na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

alesp