Centenário da Academia Gracie de Jiu-Jítsu é celebrado na Alesp

Durante a cerimônia, Rorion Gracie, um dos membros da família que desenvolveu a modalidade e um dos fundadores do UFC, e Helena Reis, secretária de Esportes do Estado, foram prestigiados com entrega de troféus
10/12/2025 17:58 | Esporte | Daiana Rodrigues - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Centenário da Academia Gracie de Jiu-Jitsu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Bruno Zambelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rorion Gracie foi um dos homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helena Reis também foi homenageada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pricila Menin presidente do Inst. Invest Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (10), uma cerimônia em comemoração aos 100 anos da Academia Gracie de Jiu-Jítsu. Solicitado pelo deputado Bruno Zambelli (PL) e realizado pelo Instituto Invest Brasil, os convidados do evento celebraram a importância da jornada da família Gracie na história e no desenvolvimento da modalidade no Brasil e no mundo. Durante a cerimônia, Rorion Gracie e Helena Reis, secretária de Esportes do Estado de São Paulo, foram homenageados com o recebimento de troféus.

Também foi ressaltado o impacto social e cultural da prática, reconhecida por promover benefícios físicos e emocionais, como disciplina, condicionamento físico, fortalecimento emocional, respeito e convivência harmoniosa entre os praticantes.

A primeira academia brasileira de jiu-jítsu foi fundada em 1925 no Rio de Janeiro, por Carlos Gracie, marco que consolidou as bases da prática no país. Ao longo de um século, a família Gracie foi responsável pela criação de técnicas inovadoras e pela formação de equipes de lutadores que se tornaram referência internacional.

Segundo Zambelli, celebrar este centenário é reverenciar uma história de resiliência, disciplina e coragem que moldou a identidade de uma arte que representa filosofia de vida, escolha de caráter e legado cultural brasileiro. O deputado ainda frisou que o Instituto Invest Brasil tem demonstrado que esporte, diplomacia e desenvolvimento caminham juntos.

Já Pricila Menin, presidente do Instituto Invest Brasil, destacou a importância de dar visibilidade ao esporte no país, promovendo igualdade entre homens e mulheres, além de cumprir os objetivos da "Agenda 2030" da Organização das Nações Unidas (ONU).

Homenageados

O evento prestou homenagem a Rorion Gracie, um dos fundadores do Ultimate Fighting Championship (UFC) em 1993. Filho mais velho de Hélio Gracie e considerado um dos principais mestres da modalidade, Rorion fundou e popularizou a Academia Gracie de jiu-jítsu nos Estados Unidos quando se mudou para o país, contribuindo para impulsionar a projeção internacional do esporte.

"Hoje estou no Parlamento Paulista celebrando este momento. Desde a minha infância, me apoiei na filosofia e no ombro de gigantes, como meu pai, que me prepararam para realizar esse trabalho. Vejo que essa prática tem beneficiado muitas pessoas ao redor do mundo e me sinto muito orgulhoso de ter sido o precursor disso tudo", declarou Rorion Gracie.

"Homenagear Rorion Gracie é reconhecer que certos patrimônios brasileiros não nascem de políticas públicas, e sim de ousadia e da crença profunda de que aquilo que se cria no Brasil pode transformar o mundo", disse Zambelli

A cerimônia também prestou homenagem à secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Helena Reis, que enfatizou o compromisso de aproximar o esporte da população por meio de políticas públicas transversais às demais áreas, sendo preconizado na Saúde como prevenção e nas escolas como disciplina para os alunos.

"O esporte é uma ferramenta de suporte à Educação, que promove foco, desenvolvimento, superação de obstáculos, fortalecimento da resiliência e outros valores essenciais na formação de cidadãos cada vez mais capazes", afirmou Helena Reis.

Na cerimônia também esteve presente Sofia Bornschlegell, influenciadora mirim de Sustentabilidade e Causa Animal.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp