Retrospectiva 2025: Alesp encerra os trabalhos do ano com mais de 200 projetos de lei aprovados

Parlamentares da Casa produziram, discutiram e aprovaram propostas de diversas áreas do estado de São Paulo
06/01/2026 16:02 | Trabalho legislativo | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Plenário da Alesp aprovou mais de 200 projetos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2026/fg359039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Alesp deputado André do Prado (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2026/fg359040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao longo de todo o ano de 2025, os parlamentares estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram mais de 200 projetos de lei no Plenário Juscelino Kubitschek. As proposições aprovadas versam sobre as mais distintas e importantes áreas do estado, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Direitos do Consumidor, entre outras.

"A Alesp é a Casa do povo, e ela deve sempre gerar resultados favoráveis para o povo. Só é possível construir isso a partir do respeito entre todos os parlamentares, conquistado através do diálogo e, principalmente, do trabalho de cada um", ressaltou o presidente da Alesp, deputado André do Prado, na última Sessão do ano passado.

"Trabalhamos muito nos últimos três anos, e 2026 não será diferente, mesmo se tratando de um ano eleitoral. A Assembleia continuará sendo um espaço de amplo debate, de diferenças ideológicas, mas, acima de tudo, de trabalho para a população", acrescentou o parlamentar.

Os números divulgados sobre o trabalho anual dos deputados e deputadas estaduais ilustram as palavras do presidente do Parlamento. Para se ter dimensão, foram realizadas mais de 300 Sessões em Plenário no ano, divididas entre Sessões Ordinárias, Solenes e Extraordinárias.

Além disso, mais de 2 mil proposições apresentadas pelos deputados ou pelo Poder Executivo passaram pela análise das Comissões da Alesp em 2025. Os colegiados deliberaram projetos de lei, PLCs, PDLs, PECs e moções de temas variados, mas com o mesmo propósito de favorecer a população paulista.

alesp