Turmas de Cabos dos Comandos do Exército Brasileiro são homenageados na Alesp

Promovido pelo deputado Bruno Zambelli (PL), 11 militares receberam diplomas de reconhecimento pelos 40 anos de formação
09/02/2026 16:38 | 40 anos de formação | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ato solene no auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Bruno Zambelli: reconhecimento público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Símbolo do Batalhão: Vitória sobre a morte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação da Banda da Polícia Militar de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As turmas de Cabos dos Comandos do Exército Brasileiro formadas em 1985 e 1986, no Rio de Janeiro, foram homenageadas, na noite desta sexta-feira (6), em um ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A cerimônia foi organizada pelo deputado Bruno Zambelli (PL), proponente do evento, e celebrou os 40 anos da formatura de onze cabos homenageados. Além de amigos e familiares, a cerimônia também contou com a presença da Banda da Polícia Militar de São Paulo.

"As turmas de 85 e 86 representam uma geração forjada na determinação e no espírito de corpo. Esta homenagem é um gesto de gratidão meu e do povo paulista a quem dedicou sua vida a esta nação", afirmou Zambelli.

O deputado reforçou que a cerimônia é um merecido e verdadeiro reconhecimento público de vidas marcadas por coragem, disciplina e amor ao Brasil. Entre elas, Zambelli destacou o exemplo de Gilberto Cunha Nascimento, conhecido como Cabo Cunha, "01 da turma de 1986" e integrante de sua equipe.

40 anos de amizade
Para Cabo Cunha, a ideia de juntar as duas turmas é um símbolo ímpar de prestígio e reconhecimento também da amizade entre os cabos, mesmo que alguns não tenham seguido a carreira militar. "O maior legado é a amizade que nós temos de 40 anos, nos conhecemos na juventude e vamos levar isso para sempre", disse.

Luiz Cláudio Cipriano de Oliveira, conhecido como Sargento Cipriano, um dos formandos de 1985, também destacou que os principais ensinamentos da turma que guiaram sua carreira no Exército foram: amizade, lealdade e espírito de corpo. "A gente não é só um grupo de amigos, mas uma família. A gente costuma falar que aqui é a família Comandos", afirmou.

Para o sargento, o sentimento de gratidão vai além da homenagem. "Também estou sendo agraciado por ver o trabalho de excelência de meus colegas aqui em São Paulo".

Marco Antonio dos Santos Barbosa, o Cabo Barbosa, formando de 1986 também destacou a felicidade em ser homenageado. "É uma sensação muito especial e de gratidão uma vez que estamos completando 40 anos da formação de Cabo Comandos do Rio de Janeiro", disse.

Durante a cerimônia, houve a entrega de diplomas aos 11 jubilados pelos 40 anos de formação de ações de comandos. Ao final, o presidente da Associação dos Comandos e Operações Especiais do Brasil, Ailton Gomes, entregou uma placa de agradecimento ao deputado Bruno Zambelli.

Sobre o batalhão
A unidade de Ações de Comandos foi criada em 1983, inicialmente como subunidade do 1º Batalhão de Forças Especiais (Brasil), localizado no Rio de Janeiro. Em 2004 o Batalhão foi transferido para Goiânia, onde permanece até hoje.

Assista ao Ato Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp