Alesp recebe Yoriko Suzuki, primeira mulher a chefiar consulado japonês em São Paulo 

Com 34 anos de carreira, a diplomata assumiu em novembro a função de cônsul-geral em São Paulo, onde vive a maior comunidade japonesa fora do Japão. A visita foi organizada pela Frente Parlamentar São Paulo - Japão
19/02/2026 12:50 | Visita consular | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Yoriko Suzuki visita a Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Bueno: apoio consular é decisivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yoriko: fazer com que projetos sejam realizados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-geral japonesa no Salão Nobre da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> No JK, elogios à infraestrutura tecnológica <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar São Paulo-Japão, deputado estadual André Bueno (PL), recepcionou nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de São Paulo, a cônsul-geral do Japão no Estado, Yoriko Suzuki. Ela é a primeira mulher a chefiar o Consulado desde a criação da representação diplomática, em 1915. O estado de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, estimada em 1,3 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses).

No encontro, o parlamentar paulista apresentou propostas da Frente São Paulo-Japão para fortalecer a cooperação bilateral em áreas como empreendedorismo e educação. As iniciativas buscam aproximar empresários e estudantes brasileiros da cultura corporativa japonesa por meio da realização de palestras com executivos de empresas japonesas nos municípios visitados pela Frente e de visitas guiadas a grandes indústrias nipônicas instaladas no Estado.

Para o deputado, o apoio institucional do Consulado japonês será decisivo para assegurar a adesão das empresas ao projeto da Frente Parlamentar. "As empresas nipônicas, tradicionalmente, gostam de estar debaixo dessa organização [consular]", salientou.

Ele ainda ressaltou que a intenção da Frente é favorecer a imersão da juventude no universo japonês, cujos valores culturais vão além da tecnologia. "E nesse caso, introduzir as nossas escolas estaduais nas grandes indústrias japonesas é mostrar para o estudante uma possibilidade de futuro muito grande também", frisou André Bueno.

Com 34 anos de carreira na diplomacia e no posto de cônsul-geral desde novembro, Yoriko Suzuki classificou como "muito promissoras" as propostas apresentadas pela Frente Parlamentar São Paulo-Japão para o aprofundamento do vínculo nipo-brasileiro. "Gostaria de estudar e fazer com que esses projetos sejam realizados com interlocutores diversos que estão aqui no Estado", afirmou a diplomata.

Durante visita ao Plenário JK, a cônsul-geral elogiou a infraestrutura tecnológica da Alesp. Ela esteve acompanhada do vice-cônsul Kazutoshi Inoue.

Abertura à carne paulista

Na reunião com a cônsul-geral, o coordenador da Frente Parlamentar tratou da abertura do mercado japonês à carne bovina produzida em São Paulo. De acordo com Bueno, as tratativas para a exportação - que se prolongam há décadas - estão próximas de um desfecho.

"Entendemos que estamos chegando no limiar da resolução dela. Já existe, por parte do governo japonês e também do brasileiro, a intenção de que isso se consolide, como verificamos in loco quando estivemos no Japão", declarou o parlamentar. "É muito difícil dar um prazo, mas acredito que neste ano ou no próximo, teremos boas notícias para o pecuarista paulista", finalizou.

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp