Alesp celebra Dia Estadual da Liberdade Religiosa e instala fórum permanente sobre o tema
25/05/2026 20:35 | Diversidade Religiosa | Da Redação - Fotos: Patricia Domingos
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (25), um ato solene para marcar o início oficial do Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania e celebrar o Dia Estadual da Liberdade Religiosa, comemorado anualmente em 25 de maio.
Realizado no Plenário Dom Pedro I, o encontro foi promovido pela deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), autora da Lei 17.346/2021, que institui a Lei Estadual de Liberdade Religiosa no Estado de São Paulo. A legislação tem como objetivo combater práticas de intolerância religiosa, discriminação e desigualdades motivadas pela fé.
Durante o evento, a parlamentar destacou a importância da legislação para a garantia dos direitos fundamentais relacionados à liberdade de crença. "A lei, além de prever um dia para celebrar a liberdade religiosa, tem mais de 80 artigos. Ela regulamenta o exercício da liberdade religiosa, o direito de escolher livremente, de professar livremente e de se organizar livremente em torno da religião que escolheu", explicou a deputada.
Segundo a deputada, a legislação também prevê sanções administrativas para casos de intolerância religiosa praticados no Estado. "Hoje é a celebração de uma legislação que é tão fundamental para a proteção e o fortalecimento de um direito caro à dignidade humana", afirmou.
O ato reuniu representantes de diferentes tradições religiosas, além de lideranças e autoridades ligadas à promoção da liberdade religiosa e dos direitos humanos.
De acordo com a legislação estadual, o direito à liberdade religiosa compreende as liberdades de consciência, pensamento, discurso, culto, pregação e organização religiosa, tanto na esfera pública quanto na privada. A norma reconhece a liberdade religiosa como um direito fundamental ligado à identidade pessoal e religiosa dos cidadãos, em conformidade com a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e tratados internacionais.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- São Bento do Sapucaí une aventura e preservação ambiental no Interior de São Paulo
- São Paulo concentra maior comunidade chinesa do país e fortalece relações entre Brasil e China
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- ILP abre espaço para produção universitária
- Cripta da Sé preserva memória de líder indígena essencial à fundação de São Paulo
- Brotas é destino para quem busca aventura e encontro com a natureza em São Paulo
- Morango vira símbolo da história, economia e turismo de Atibaia
- TV Alesp estreia 'Vota São Paulo', novo programa para a cobertura das eleições de 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações