Celebração dos 50 da Unesp reforça compromisso com a educação pública de qualidade no estado
26/06/2026 17:01 | Universidade Estadual Paulista | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Costa
Referência em desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e educacional, a Universidade Estadual Paulista completou 50 anos em janeiro deste ano. Para celebrar cinco décadas de uma das instituições de ensino mais importantes do país, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma Sessão Solene nesta quinta-feira (25).
A reitora da Unesp, Maysa Furlan, foi condecorada com o Colar de Honra ao Mérito, maior honraria concedida pela Alesp. Maysa foi a primeira mulher a assumir a reitoria da universidade e ocupa o cargo pelo quadriênio 2025-2028.
A homenagem foi solicitada pelos parlamentares Emídio de Souza e Beth Sahão, ambos do PT. "A trajetória da Unesp nos ensina a lição fundamental de que investir em universidades públicas não é gasto, é investimento em desenvolvimento, inovação, cidadania e futuro", afirmou Emídio.
Ex-aluno da Unesp, o deputado Guilherme Cortez (Psol) também participou da solenidade. Ele se formou em direito no campus de Franca. "Se não fosse pela Unesp, certamente eu não teria oportunidade de ser deputado estadual", disse.
'O território paulista é o nosso campus'
Em 1976, 14 institutos de educação superior espalhados pelo interior do estado foram reunidos pela Lei nº 952/1976, que criou a Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho. A partir da bandeira da democratização e expansão do ensino superior no interior do estado, a Unesp se consolidou como uma das principais referências acadêmicas no Brasil e em São Paulo.
A universidade adota uma arquitetura multicampus e está distribuída em 24 municípios paulistas. Para a reitora, a presença da instituição impacta diretamente essas cidades. "A Unesp transforma pela produção do conhecimento, pela inovação e formação, mas também transforma espaços do ponto de vista econômico", disse.
Atualmente, a Unesp é a segunda universidade com maior número de programas de pós-graduação no país. Além disso, ocupa o terceiro lugar como melhor universidade do Brasil, de acordo com o Times Higher Education World University Rankings.
A instituição foi a primeira universidade pública paulista a adotar cotas, quatro anos antes da lei estadual que estabelece a política. Com isso, 50% das vagas de graduação de cada curso são para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, sendo 35% exclusivamente para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Tríade paulista
O coordenador geral da Unicamp, Fernando Antônio Santos Coelho, e a vice-reitora da USP, Liedi Légi, também participaram da homenagem. Juntas, as três universidades públicas consagram o estado como referência em ensino, pesquisa, extensão universitária e promoção de oportunidades.
Para Maysa, o momento de celebração também serviu para destacar os desafios enfrentados pela educação pública paulista. "Nós temos que discutir o financiamento dessas universidades, e mais do que isso, garanti-lo, para que possamos continuar defendendo a universidade pública em um sistema autônomo de gestão", disse.
Além das instituições mantidas pelo Governo Estadual, São Paulo também conta com a Unifesp. A universidade federal foi representada pela reitora Raiane Assumpção.
Assista à Sessão Solene, na integra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições