Sabesp e Artesp são convidadas a prestar contas na Alesp; medidas foram aprovadas em Comissão
27/10/2026 19:12 | Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais | Fernanda Franco - Fotos: Patricia Domingos
A reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (27), os requerimentos 2438/2026 e 2044/2026 que convidam, respectivamente, o diretor de segurança operacional da Sabesp e o diretor-presidente da Artesp a prestarem esclarecimentos sobre os maus serviços realizados no primeiro semestre. Dentre eles, a explosão da rede de gás que matou duas pessoas na zona oeste da capital e a interrupção do VLT em Santos por 40 horas.
Sabesp
A Sabesp é convidada a esclarecer quanto aos protocolos de segurança, procedimentos técnicos adotados pela Companhia, mecanismos de controle e fiscalização empregados e das providências tomadas após os incidentes registrados. A medida se deve a ocorrências registradas no primeiro semestre durante a execução de obras de saneamento no estado.
Destacam-se os casos envolvendo a explosão da rede de gás na Zona Oeste da Capital, que resultou em duas vítimas fatais, bem como o incidente registrado no centro de São Paulo, quando houve a perfuração de rede de gás, gerando riscos à população e mobilização de equipes de emergência.
Durante a reunião, o deputado Ricardo Madalena (PL), proponente do requerimento 2438/2026, solicitou que fosse feita a alteração do responsável da Sabesp a ser ouvido: do diretor de engenharia, Roberval Tavares, para o diretor de segurança operacional.
"Acredito que a direção específica da área de segurança da Sabesp, vindo até esta comissão, com certeza vai sanar diversas atribuições que estão deixando a desejar no dia a dia da população", afirmou Madalena.
Artesp
O requerimento 2044/2026, de autoria do deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), questiona a Artesp quanto à interrupção por quase 40 horas da linha Conselheiro Nébias-Valongo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos, para viabilizar uma corrida privada com cerca de 25 mil participantes em maio deste ano.
"A suspensão total do serviço por dois dias inteiros para a realização de um evento privado gera estranheza, sobretudo em razão de trabalhadores que dependem do transporte público aos finais de semana", justificou Luiz Fernando no documento.
Reunião
Dos 27 itens em pauta, 22 foram aprovados na reunião. Estiveram presentes os deputados Edson Giriboni (União), Fábio Faria de Sá (Podemos), Dr. Jorge do Carmo (PT), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), Ricardo Madalena (PL), Rômulo Fernandes (PT) e a deputada Ana Carolina Serra (PSDB), presidente da Comissão.
Em relação aos requerimentos aprovados, a presidente da Comissão afirmou que é uma oportunidade das Companhias explicarem o acontecido, sem má intenção. "Temos muitas respostas para dar ao cidadão paulista que precisa do nosso trabalho e do serviço público lá na ponta. Respostas que não podem esperar mais", declarou Ana Carolina Serra.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições