Estado de São Paulo Transparência ALESP

Maria Lúcia Amary

Maria Lúcia Amary Veja a imagem ampliada

Partido

Base Eleitoral

PSDB 

Região Sudoeste do Estado, Sorocaba 

Área de Atuação

Desenvolvimento Regional, Educação, Rede de Proteção Social, Saúde, Segurança Pública 

Fax

Telefone

Sala/Andar

Veículo

3884-1745 

3886-6840/6855 

3027 e 3028/3º

AL 039

E-mail

Aniversário

mlamary@al.sp.gov.br 

18/04 


Comissão Cargo
CPI Obesidade Infantil Presidente
Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor Efetivo
CPI Obesidade Infantil Efetivo
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar Efetivo
Comissão de Atividades Econômicas Suplente
Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários Suplente
CPI Maus-Tratos contra Animais Suplente
CPI Automedicação Suplente
Comissão de Infraestrutura Suplente

Maria Lúcia Amary nasceu em Santos, mas entrou para a política em Sorocaba, quando ingressou no PSDB, seu único partido, em 1992.

Foi a primeira mulher a presidir um partido em Sorocaba, em 1995.

É professora e advogada, com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP.

Cumpre o quarto mandato consecutivo, tendo sido reeleita com 120.308 votos. Hoje é a 2ª vice-presidente da Assembleia.

Entre os três mandatos anteriores foi líder da bancada do PSDB e vice-líder do Governo. Presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e integrou as comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e a Comissão de Educação.

Em 2014, ainda foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento para 2015. Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, propôs o projeto de lei que consolida a legislação referente à mulher.

Coordena as Frentes Parlamentares de Desoneração Tributária dos Medicamentos, de Combate aos Motoristas Criminosos e de Enfrentamento das DSTs/HIV e Aids. É vice-coordenadora da Frente Parlamentar para Regularização Fundiária e da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária.

Entre as leis de sua autoria destacam-se: a que garante o atendimento especial às mulheres e crianças vítimas de violência sexual, a que fecha estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas para menores e a que permite protesto de dívidas de aluguel e condomínio.

Por seu trabalho parlamentar, recebeu relevantes homenagens, como as Medalhas “Ruth Cardoso”, “Lauro Ribas Braga”, “Amigo da Marinha”, “Brigadeiro Tobias" e a Cultural "Luiz Matheus Maylasky", do Gabinete de Leitura Sorocabano; o Colar Evocativo da Revolução Constitucionalista de 1932 e o título de Embaixadora da Paz.

Como reconhecimento da atuação em prol da melhoria da qualidade de vida de municípios, Maria Lúcia Amary foi congratulada com títulos de cidadania das cidades de Sorocaba, Votorantim, Capão Bonito, Alumínio, Bofete, Sarapuí, Itararé, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade, Quadra, Conchas, Guapiara, Mairinque, Angatuba, Boituva, Porto Feliz, Capela do Alto, Campos do Jordão e Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.