Informações: Divisão de Comunicação Social

Gilmaci Santos

Biografia

Gilmaci dos Santos Barbosa  

Eleito em 2018 com 82.678 votos, o deputado Gilmaci dos Santos Barbosa (Republicanos) está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual por São Paulo. Atualmente, o parlamentar ocupa o cargo de presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa.  

Nascido em Dourados (MS), em 16 de março de 1961, foi morar na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, com 11 anos de idade. Paulista de coração, Santos precisou começar a trabalhar com apenas 14 anos para ajudar a sua família.  

Antes de ser eleito deputado, também atuou por muitos anos no setor do comércio varejista, mas, em 1990, decidiu abdicar de sua carreira para ser pastor na Igreja Universal do Reino de Deus. Nesse período, dedicou-se ao trabalho de apoio às comunidades carentes e ações focadas na valorização da juventude, recuperação de viciados e orientação de famílias.  

Gilmaci Santos é casado com Ana Barbosa desde 1991. Ele compartilha com ela não apenas a fé e o trabalho social, mas também uma gatinha tirada das ruas, a Mia.  

Na Alesp, apresentou inúmeros projetos, e é um dos autores da Lei 17.434, que torna a atividade religiosa essencial para a população do Estado de São Paulo em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias ou catástrofes naturais. Gilmaci é ainda autor de projetos de lei nas áreas de saúde e educação, como o PL 1199/2015, que dispõe sobre a realização de exames de detecção de mutação genética em mulheres com histórico familiar do diagnóstico de câncer de mama ou de ovário através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado é também muito atuante nos municípios paulistas. Além de encaminhar indicações, o republicano frequentemente visita cidades e recebe em seu gabinete políticos e moradores de diversas regiões de São Paulo.  

Informações: Divisão de Comunicação Social