Dia Estadual do Balonismo será comemorado na Assembléia


05/08/2008 18:00

Compartilhar:

Vitor Garuti, Reinaldo Rodrigues, Bruno Covas, Marcos Villares, Ricardo Magalhães, Lauret Godoy e Gabriela Slavec<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/BRUNO COVAS BALONISMO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma festa com direito a bolo especial em formato de balão, exposição de fotos, homenagens e um balão de verdade estão entre as atrações da sessão solene que irá comemorar, por iniciativa do deputado Bruno Covas (PSDB), o Dia Estadual de Balonismo "Bartolomeu de Gusmão", em 8/8, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

O bolo, que irá reproduzir a logomarca de comemoração dos 300 anos do primeiro vôo de balão, terá um metro de diâmetro e aproximadamente 60 kg, trabalho do físico e professor Ricardo Magalhães que fez bolos em homenagens diversas, como aos 450 anos de São Paulo (2004). Outra atração será a exibição " em breve vôo " de um balão em nylon com seis metros de altura (1/4 do tamanho de um balão convencional), comandado pelo aeromodelista Vitor Garuti, via rádio. O público poderá ver de perto, ainda, uma cesta de balão, o envelope (tecido que permite a sustentação do balão no ar) e painéis com fotos e textos que explicam detalhes sobre a prática do balonismo.

A exposição ficará a cargo da balonista e organizadora do Open Brasil, maior campeonato do gênero no Brasil, Gabriela Slavec. O evento marca ainda o lançamento do site oficial em comemoração aos 300 anos do primeiro vôo de balão (www.300anos.org) e do logo comemorativo.

O evento também contará com a participação de Marcos Villares, sobrinho-neto de Santos Dumont, que fará um breve relato sobre a importância de Bartolomeu de Gusmão na história da aviação.

A idéia surgiu após um pedido feito ao deputado Bruno Covas pela professora e pesquisadora Lauret Godoy, autora da obra "O jovem Santos Dumont" e membro honorário da Força Aérea Brasileira (FAB). O Dia Estadual de Balonismo foi criado pela Lei 10.226/1999, de autoria do então deputado Marcos Mendonça, que será um dos oradores da sessão solene.

Na cidade de Santos há três importantes referências ao nome do filho ilustre: a avenida Bartolomeu de Gusmão, nome de um dos trechos da avenida beira-mar; a estátua em homenagem a ele, na Praça Rui Barbosa, centro da cidade; e a Escola Bartolomeu de Gusmão, no bairro Saboó.

Além de alunos da escola santista, outro grupo de estudantes vindos de uma escola da Capital, batizada com o mesmo nome, também estarão presentes à sessão solene. "A idéia é mostrar a importância da preservação e da divulgação da nossa história e estimular os jovens a conhecer a importância de Bartolomeu de Gusmão para a aviação brasileira", revelou Bruno Covas (PSDB), que teve a iniciativa da homenagem.



brunocovas@al.sp.gov.br

alesp