Secretário reavaliará decreto que proíbe pesca no Estado


11/05/2011 09:42

Compartilhar:

Mário Welber, Marcos Alves, Bruno Covas e Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SEBASTIAOSANTOSBRUNO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, no dia 10/5, em São Paulo, Sebastião Santos (PRB) pediu aceleração na liberação ambiental para os projetos de aquicultura no território paulista. O parlamentar também reivindicou uma avaliação no decreto estadual que impede a pesca da maioria das espécies nos rios e lagos do Estado e sugeriu empenho no combate aos bagres africanos, peixes agressivos que foram introduzidos nos afluentes paulistas e que são responsáveis pela redução gradativa de outros cardumes.

O secretário recebeu os ofícios do presidente da Associação de Pescadores Ambientalistas, Marcos Alves Pereira, que acompanhou o deputado no encontro. "O decreto está atrapalhando muitas famílias que vivem da pesca. Elas precisam sobreviver e acabam trabalhando ilegalmente", disse Pereira.

Covas afirmou que uma reavaliação do Decreto Estadual 56.031/10 já está sendo realizada pela Fundação Zoológico, Polícia Ambiental e Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) porque, segundo o secretário, há problemas de interpretação no texto. "A intenção é igualar o entendimento em todos os setores de fiscalização", garantiu.

Sebastião sugeriu uma força-tarefa contra o avanço do bagre africano. "É preciso haver um estudo para encontrar a melhor forma eliminar esse peixe dos rios", defendeu o deputado.(da)



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp