Guarujá: maior destino turístico do litoral paulista


03/09/2008 18:35

Compartilhar:

Guarujá <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/GUARUJA SP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estância balneária, classificada como tal pela Lei 163, de 27 de setembro de 1948, o Guarujá é, há vários anos, o maior destino de turistas e veranistas do litoral do Estado de São Paulo.

Localizada na Ilha de Santo Amaro, a 89 km da capital, a cidade ostenta 24 praias de variadas vocações. Desde as mais tranqüilas, próprias para famílias com crianças pequenas, como as de Enseada, Guaiúba e Pitangueiras, até aquelas com mar agitado, preferidas por surfistas, como o Morro do Maluf, a Praia do Tombo e a de Pernambuco. Já quem quer mais privacidade e tranqüilidade, conta com as praias mais desertas do norte da ilha, como a Praia Branca e Camburi.

Além do surfe, a cidade é palco para as mais variadas formas de esportes radicais, especialmente aquáticos, como vela, iatismo, jet ski, ou, ainda, rapel e paraglide. Para quem não se contenta em apenas assistir, vários estabelecimentos oferecem a locação de equipamentos para a prática desses esportes, bem como de lanchas para passeios e excursões a localidades próximas.

Mas Guarujá não é só praia. A cidade oferece muitos outros atrativos como uma agitada vida noturna, diversas trilhas para caminhada, centros comerciais bem servidos e organizados e atrações históricas de peso.

Dentre as atrações históricas, destaque para os quatro fortes construídos no século l6, o mais interessante o da Barra Grande, de 1584, que conta com uma capela que ostenta uma grande painel de Manabu Mabe. Aliás, para quem se interessa por construções religiosas, passeio obrigatório é à igreja ermida de Santo Antônio do Guaibê, cuja construção data de 1560.

Outro passeio obrigatório na cidade é a visita ao Acqua Mundo, considerado o maior aquário da América Latina, com diversas espécies de pingüins, tartarugas, cetáceos e até tubarões. É diversão garantida para famílias com crianças.

alesp