Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Cassiano Araújo


21/05/2012 10:16 | - | Emanuel von Lauesntein Massarani

Compartilhar:

Na Praça da Sé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cassiano Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Animado por uma viva inteligência e espírito crítico, o artista Cassiano Araújo possui uma pintura forte bem registrada, na qual não se encontram acentos superficiais, fraquezas ou negligências de execução. Suas composições são estruturadas com rigorosa disciplina, nada é deixado ao acaso, a menos que isto não o conduza a uma escolha feliz e imprevista.

Se é verdade que na base da arte está o instinto, é ainda mais verdadeiro que um artista sério deve saber dominá-lo e guiá-lo. Assim é Cassiano Araújo, que amadureceu um estilo que reúne conteúdo humano, se identifica com o fato pictórico e a este último confia a sua mensagem.

O artista evidencia suas expressões com cores quentes e incisivas. Pintor de forte veia luminística, delineia num jogo refinado de sombras e de luzes, figuras humanas, paisagens e naturezas-mortas repletas de uma robusta fragrância cromática.

Seu discurso não para, mas continua provocando emoções sempre novas. A cor se transforma em veículo, através do qual traduz sentimentos e pensamentos com uma simplicidade instantânea que deixa fortes recordações.

Trata-se de um pintor que possui uma profunda e consumada técnica pictórica, que é arte. Sua pintura de "impasto" vigoroso e modelado demonstra excelente perícia no desenho, fundamento e substância na arte de pintar.

Em Na Praça da Sé, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a cor tende a criar uma atmosfera recolhida, severa, levemente melancólica. É uma pintura que espelha uma seriedade moral pouco comum.

O artista

Cassiano Araújo é artista plástico brasileiro e produtor cultural. Nasceu em Garibaldi, Rio Grande do Sul, em 2 de outubro de 1975. Viveu sua infância em Caçapava do Sul, e sua juventude em Porto Alegre antes de se mudar para São Paulo no ano de 1992.

Frequentou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, dedicou-se ao curso de História da Arte no Museu de Arte de São Paulo - MASP, com aulas de Jorge Coli, Luiz Cesar Marques, Luciano Migliaccio e Renato Brolezzi, e, em 1999, abriu a sua galeria que leva seu nome, onde exerce atividades de produtor cultural.

Realizou a primeira exposição e leilão da alta joalharia brasileira em associação com o WTC - World Trade Center São Paulo.

O artista recebeu os títulos de Doutor honoris causa e de Comendador por três ordens diferentes; representa, com sua obra, o Brasil na sede da União Europeia em Bruxelas (Bélgica); participou de exposições em diferentes espaços dedicados às artes plásticas, entre eles o MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MUBE - Museu brasileiro de Escultura e Ecologia, STJ- Superior Tribunal de justiça, TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Museu do Café, Theatro São Pedro, além de espaços privados no Brasil e exterior (Miami - EUA, Stuttgart - Alemanha, Bruxelas - Bélgica, Nanning - China, lome - África e Buenos Aires - Argentina).

alesp