Dia da Defensoria Pública é lembrado na Assembleia Legislativa

Órgão independente garante assistência judiciária a quem não pode pagar advogado
27/05/2013 18:28 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Rafael Moraes Português de Souza, Otávio Augusto de Almeida, José Bittencourt, Davi Eduardo Depiné Filho e Luciana Zaffalon <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da PM <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha a sessão solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125712.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciana Zaffalon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Otávio Augusto de Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene na manhã desta segunda-feira, 27/5, solicitada pelo deputado José Bittencourt (PSD), marcou a data em que se comemora o Dia da Defensoria Pública.

Criada para prestação de assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tenham condições financeiras de pagar por esse serviço, atua em casos da Justiça Estadual.

A Defensoria atende pessoas que possuam renda familiar de até três salários mínimos. Casos excepcionais são avaliados no atendimento presencial pelo Defensor Público.

A instituição pode entrar com ações na Justiça para defesa de direitos; atuar em processos em andamento; defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas e promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.

Ela atua na área cível; de tutela coletiva; criminal; da infância e juventude e de execução criminal.

A Defensoria foi criada pelo Projeto de Lei Complementar 988/2006 e o seu dia pela Lei 14780/2012 de autoria do deputado José Bittencourt.

Destacando a importância desse órgão estadual, o parlamentar afirmou que embora a criação no Estado tenha sido tardia, hoje ele executa um papel de relevante importância, garantido o direito constitucional de acesso à Justiça a todos, independentemente de seus recursos financeiros.

Com destaque para a garantia de direitos, vários oradores ocuparam a tribuna, entre eles Rafael Moraes Português de Souza, presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos, que ressaltou a necessidade de a Defensoria Pública estar presente em todas as Comarcas do Estado.

Participaram da mesa dos trabalhos, além dos já citados, Luciana Zaffalon, ouvidora-geral da Defensoria Pública; Davi Eduardo Define Filho, representando a defensora pública-geral, Daniela Sollberger Cembranelli; Felipe Locke Cavalcanti, presidente da Associação Paulista do Ministério Público; e Otávio Augusto de Almeida Toledo, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori. (PM)

alesp