Célia Leão (PSDB)


15/03/2015 11:11 | Da Redação

Compartilhar:

Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da 18ª Legislatura

Em 15 de março de 2015, tem início a 18ª Legislatura do Parlamento de São Paulo. Os 94 representantes do povo paulista pelos próximo quatro anos foram escolhidos nas eleições se 5/10/2014, e são filiados a 21 partidos: PSDB - 22 deputados, PT - 14, DEM - 8, PV - 6, PSB - 5, PMDB - 5, PRB - 4, PSD - 4, PTB - 3, PR - 3, PSC - 3, PPS - 3, PP - 2, PEN - 2, PSOL - 2, SD - 2, PCdoB - 2, PDT - 1, PTN - 1, PSL - 1 e PHS - 1.



A deputada estadual Célia Leão (PSDB) é advogada, paulistana e entrou para a vida pública em 1988, quando foi eleita vereadora pelo PSDB em Campinas. Iniciou sua trajetória marcada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela luta contra as injustiças sociais. Em 1990 foi a primeira mulher eleita deputada estadual pelo PSDB, com 31.852 votos. Desde então a parlamentar vem se reelegendo consecutivamente e, em 2015, assumiu o seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Paraplégica desde 1974, em consequência de um acidente de automóvel, Célia Leão tem atuação marcante nas questões que envolvem as pessoas com deficiência. Durante os seus mandatos conseguiu aprovar Leis importantes para este setor, como a Lei da Acessibilidade, que obriga os órgãos públicos a se adequarem para o atendimento de deficientes. Apresentou ainda vários projetos importantes como o Passe Livre para deficientes carentes no transporte público; a acessibilidade de pessoas com deficiência em cinemas, teatros e casas de espetáculos e o pedido para a isenção do IPVA para deficientes não condutores (autistas, cegos, deficientes intelectuais, etc) no Estado de São Paulo.

Célia Leão tem como base eleitoral a cidade de Campinas e municípios que fazem parte da Região Metropolitana. Foi presidente das Comissões de Promoção Social; de Constituição e Justiça (CCJ); de Assuntos Internacionais; de Cultura, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Fiscalização e Controle. É também a coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.

A deputada é a autora da Lei da Recompensa, que permite o pagamento em dinheiro por informações sobre foragidos da Justiça; da Lei que proíbe a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias paulistas; da Lei contra roubo de cargas e do Programa Lixo Zero, em respeito ao meio ambiente. Célia Leão é a autora da Emenda Constitucional nº 29/2009, que permite o governo paulista fazer propaganda em outros estados para promover o turismo estadual.

Eleita para o sétimo mandato, Célia Leão pretende intensificar sua atuação, especialmente no interior paulista, em busca de melhor qualidade de vida e mais respeito ao cidadão, no trabalho, saúde, transporte, emprego e educação.

alesp