Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia reúne especialistas em Osasco


14/05/2015 11:30 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Para Marcos Martins (centro) a conscientização é fundamental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na terça-feira, 12/5 foi realizado o primeiro circuito de palestras do Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, de acordo com a lei estadual 15.461/14, de autoria de Marcos Martins (PT). O evento ocorreu no Sindicato dos Bancários de Osasco e Região e contou com a presença e apresentações de Bia Amorim, da Comissão dos Portadores de Fibromialgia; de Andre Mansano, médico especialista em dor e de Alexandre de Araujo, fisioterapeuta especialista em acupuntura e fisioterapia aquática.

A data tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre a doença, inclusive entre a classe médica, para diminuir o sofrimento de milhões de pessoas que têm sua dor ignorada. "A dor só é sentida por aquele que sofre, mas nem por isso ela deixa de ser real. Ninguém tem ideia do que enfrentam os fibromiálgicos, ainda mais quando caem em descrédito pelo desconhecimento da classe médica e da sociedade sobre a enfermidade. É por isso que precisamos conscientizar", ressaltou Martins.

Para Andre Mansano, PHD em medicina intervencionista da dor, eventos como este são ferramentas importantes para garantir acesso dos doentes aos tratamentos, extremamente caros e complexos. "O tratamento do fibromiálgico é multidisciplinar, envolve medicação, terapia, exercícios físicos e muita disposição, portanto, é extremamente caro. A conscientização é fundamental para que haja acesso aos medicamentos e tratamentos, na rede pública ou privada" enfatizou Mansano.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp