Criminalidade cai e São Paulo bate novo recorde na queda dos homicídios dolosos

Secretário Alexandre Moraes agradeceu apoio que tem recebido da Assembleia Legislativa
31/07/2015 19:26 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro e Sérgio Fernandes

Compartilhar:

Fernando Capez e Alexandre Moraes durante entrevista coletiva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de entrega de seis novas viaturas e 19 equipamentos para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros em toda a região de Sorocaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Moraes anuncia que o Estado de São Paulo fechou o primeiro semestre do ano com queda nos principais indicadores de crimes patrimoniais e contra a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento em Sorocaba contou com a presença da 1ª vice-presidente da Assembleia, Maria Lúcia Amary (PSDB), e do deputado Edson Giriboni (PV)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Alexandre Moraes durante entrevista coletiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de entrega de seis novas viaturas e 19 equipamentos para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros em toda a região de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo fechou o primeiro semestre do ano com queda nos principais indicadores de crimes patrimoniais e contra a vida. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre Moraes, que em dois eventos públicos, nesta semana, agradeceu o apoio que tem recebido dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Com a redução de 11,62% nas mortes intencionais nos seis primeiros meses, o índice de homicídios caiu para 9,38 ocorrências por 100 mil habitantes - a menor taxa da história. É a primeira vez que o semestre contabiliza um número menor de 2 mil homicídios.

"Pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2001, um primeiro semestre fecha com menos de 2 mil mortes em todo Estado de São Paulo", destacou Alexandre de Moraes.

Menor taxa do Brasil

No primeiro semestre de 2015, São Paulo continua tendo a menor taxa de mortes intencionais do país, de acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2014.

O índice do Brasil é de 23,7 homicídios dolosos por 100 mil habitantes. O gráfico abaixo aponta que se o Estado de São Paulo fosse desconsiderado da contabilidade, o Brasil teria uma taxa ainda maior, totalizando 27,5 por 100 mil habitantes - 16,03% maior.

Com os índices de São Paulo dentro do Brasil, o país mantém uma taxa 13,82% menor.

Agradecimento

Na terça-feira, 28/7, Alexandre Moraes esteve em Sorocaba, participando da cerimônia de entrega de seis novas viaturas e 19 equipamentos para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros em toda a região. O evento contou com a presença da 1ª vice-presidente da Assembleia, Maria Lúcia Amary (PSDB), e do deputado Edson Giriboni (PV).

Em seu discurso, Moraes agradeceu aos deputados especialmente pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 24/2014, que instituiu o Código Estadual de Proteção contra Incêndios e Emergências, que confere poder de polícia aos bombeiros.

Já na quarta-feira, 29/7, o secretário da Segurança Pública esteve na Assembleia Legislativa e participou de um ato solene convocado pelo presidente Fernando Capez em comemoração à sanção da Lei 15.868/2015, que visa tornar os estádios mais seguros para os torcedores.

alesp