Comissão aprova PL que autoriza instalação de nova placa em veículos clonados

Nova placa será gratuita ao proprietário prejudicado
29/09/2015 22:12 | Da Redação: Kelly Lopes - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Orlando Morando, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira, Aldo Demarchi e Rogério Nogueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 29/9, a Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB), aprovou o Projeto de Lei 999/2015, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que determina a concessão de nova placa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao proprietário de veículo automotor que tiver placa clonada.

O projeto justifica-se pelo grande número de placas copiadas que causam grandes aborrecimentos aos proprietários de automóveis, uma vez que passam a recebem notificações de infrações que não cometeram. "O Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997) não previu tal possibilidade. Não autorizou nem proibiu a troca da placa nesses casos", explica Maria Lúcia Amary na justificativa do projeto.

Árvores ao longo das rodovias

A comissão aprovou ainda o Projeto de Lei 153/2015, de autoria da deputada Rita Passos (PSD), que dispõe sobre o plantio de árvores ao longo das rodovias estaduais. O objetivo do projeto é promover melhora nas condições climáticas do Estado, aumentando por consequência a oferta de água. "O plantio de árvores reduziria o calor e o nível de CO2 no meio ambiente, aumentaria a umidade do ar e diminuiria a força das massas de ar seco que causam a evaporação da água e a redução dos níveis dos reservatórios. Além disso haveria melhora na qualidade do ar", informa a justificativa de Rita Passos.

A íntegra das proposituras constantes na pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br) no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.

Participaram da reunião da Comissão de Transportes e Comunicações, além do presidente, os deputados: Roberto Engler (PSDB), Mauro Bragato (PSDB), Aldo Demarchi (DEM), Rogério Nogueira (DEM), Cezinha de Madureira (DEM), Itamar Borges (PMDB) e Ricardo Madalena (PR).

alesp