Uso de sistema online para rastreabilidade de autopeças usadas será ensinado em palestra

Evento será promovido pela ABCRAD com apoio do deputado Jooji Hato
22/10/2015 23:05 | Da Redação

Compartilhar:


A Associação Brasileira de Comerciantes de Recicladores de Automóveis Descontinuados promove nesta próxima sexta-feira, 23/10, às 14h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, evento que apresentará o novo sistema online do Detran para rastreabilidade de peças comercializadas pelos desmanches, procedimento que atende à nova Lei dos Desmanches (Lei 15.276/2014).

O sistema permite que o cidadão consulte pelo celular ou tablet a procedência do produto reciclado. Para isso, etiquetas com código de barras " que remetem a número único de série " serão afixadas em cada peça.

"É muito importante que todos nós, cidadãos, saibamos como funcionará na prática esse novo método de comercialização de peças automotivas de reúso nas empresas de desmonte de automóveis", afirma Jooji Hato.

O presidente da ABCRAD, Júlio Luchesi, acrescenta que o cidadão poderá garantir que está comprando peças de origem legal e, também por meio do sistema, poderá denunciar quando houver suspeita de irregularidades. "A sociedade ganhará, principalmente em termos de segurança. Esperamos que o novo procedimento diminua ainda mais o número de roubos e furtos de veículos, uma vez que muitos eram subtraídos para serem ilegalmente desmanchados".

Participarão do evento os seguintes técnicos do Detran: Israel Alexandre de Souza, Cícero Roberto Moreau Santos, Francisco Eraldo Ferreira dos Santos, Michele Gregório Passos, José Carlos Pugliano Júnior e André Pereira Duarte.

*Com colaboração da assessoria do deputado Jooji Hato.

alesp