Frente parlamentar recebe secretário de Turismo do Estado


27/11/2015 19:50 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Célia Leão é coordenadora da frente parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na reunião da frente parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMItur)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e de Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão é coordenadora da frente parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na reunião da frente parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e de Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico, realizou reunião, nesta quinta-feira, 26/11, no auditório Teotônio Vilela, da qual participaram prefeitos, vice-prefeitos, secretários, diretores e gerentes de turismo, profissionais liberais, representantes de entidades e da iniciativa privada de vários municípios do Estado de São Paulo.

A reunião teve como foco reunir as demandas das cidades em relação ao turismo. "Temos a obrigação de ouvir as reclamações, sugestões e solicitações de todos que compareceram ou enviaram documentos escritos, que serão analisados e encaminhados a quem de direito, do Estado", explicou a deputada Célia Leão (PSDB), coordenadora da frente parlamentar. A mesa de trabalhgo foi composta pelo deputado Itamar Borges (PMDB); Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo; João Caramez, subsecretário de Assuntos Parlamentares da Casa Civil do Estado de São Paulo; Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMItur); Carlos Henrique Zuppo, gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), e Virgílio de Carvalho, assessor da deputada Célia Leão para assuntos turísticos.

Solicitações das cidades

"A ideia foi reunir as sugestões para que a Secretaria de Turismo, junto com os parlamentares, possa sistematizar as necessidades referentes às ações de cada um dos órgãos", explica Favoretto. Entre as propostas estão a valorização da profissão do turismólogo no Estado; incentivo às crianças para conhecer o turismo das cidades; bate e volta de trem de São Paulo para Santos; interiorização e regionalização turísticas; aperfeiçoamento profissional permanente de todos os agentes envolvidos no turismo; fiscalização quanto às obras realizadas nas cidades que beneficiam tudo, menos ao turismo; e colocação de placas de trânsito nas estradas, com a indicação de km indicativos de chegada a uma cidade turísticas.

A liberação da Rodovia Imigrantes para tráfego de ônibus de excursões rumo à Baixada Santista foi solicitada, pois, atualmente, o acesso esses veículos têm acesso liberado apenas na rodovia Anchieta. O problema mencionado na reunião é que, muitas vezes, a viagem demora cerca de 4 horas ou mais, em consequência de acidentes provocados pelos caminhões. Há uma demanda reprimida de turistas da terceira idade e de crianças para o turismo na Baixada Santista.

Outro dificuldade está relacionada ao acesso de ônibus turísticos de uma cidade do litoral a outra cidade praiana, vizinha, devido à burocracia e taxas muito altas cobradas de cada coletivo que pretende conduzir turistas dispostos a contribuir com o crescimento econômico dessas cidades turísticas.

Roberto Lucena declarou que as solicitações que competem à Secretaria de Turismo serão verificadas para avaliação e implantadas, se forem possíveis. Ele destacou que a secretaria trabalha para todos os municípios. "Haverá 210 municípios indutores de turismo no Estado de São Paulo, a partir do ano que vem, de acordo com a Lei Complementar 1.261/2015, mas a Secretaria de Turismo trabalha para todos os 645 municípios do Estado", ressaltou.

Números do turismo

O setor de turismo tem contribuído, a cada ano, com quase 10 % do PIB do mundo, maior que o PIB da China. No Brasil, ele contribui com US$ 205 bilhões e é superado apenas pelo setor de agronegócio. Em 2012, o turismo gerou perto de 3 milhões de empregos no país.

De acordo com Roberto Lucena, a economia do turismo precisa ser revista no Brasil. "O turismo é o maior consumidor de aparelhos de televisão, frigobar, enxovais de cama e banho e ar-condicionado, mas nada disso é computado para o setor", diz Lucena. Ainda, segundo o secretário de Turismo, 2 milhões de turistas estrangeiros visitam, anualmente, o Estado de São Paulo, e 44 milhões de brasileiros percorrem o Estado de São Paulo " sendo que a maior parte pertence ao próprio Estado.

Dos 30 destinos turísticos mais visitados, no Brasil, sete são do Estado de São Paulo " a cidade de Aparecida do Norte é o carro-chefe. "O Templo de Salomão, na cidade de São Paulo, já é cinco vezes mais visitado do que o Cristo-Redentor, no Rio de Janeiro. O templo já recebeu 5,3 milhões de visitantes desde a sua inauguração, em julho do ano passado", cita Lucena.

alesp