Título de Município de Interesse Turístico para Cachoeira Paulista


23/02/2017 17:45 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cachoeira Paulista está prestes a se tornar o primeiro município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a se classificar como Município de Interesse Turístico, conforme a Lei Complementar 1.261/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico no Estado. O Projeto de Lei 689/2015, de autoria do deputado Padre Afonso Lobato (PV), juntamente com a documentação exigida, já foi encaminhado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade) para ser analisado tecnicamente. Tão logo retorne à Assembleia deve completar sua tramitação, para transformar-se posteriormente em lei.

No dia 21/2, o parlamentar recebeu em seu gabinete a conselheira municipal de Turismo (Comtur), Michelle Netto, acompanhada da empresária Kátia Pontes, que representa no órgão o setor hoteleiro da cidade, e do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeira Paulista, Leandro Netto, para falar do andamento do processo.

"Toda a documentação exigida já foi encaminhada para análise. Isso graças ao esforço do Comtur local, que trabalha nisso há quase dois anos", disse o parlamentar. O Plano Diretor de Turismo, elaborado pelo Comtur, foi concluído em abril de 2016.

Cachoeira Paulista abriga a estação ferroviária, uma das mais importantes construções ferroviárias do país, inaugurada em 1875, e conta também com intenso fluxo de turismo religioso, por sediar a Comunidade Canção Nova.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp